Cidade do Norte de SC pode começar vacinação em massa contra Covid-19

Transmissibilidade do vírus, taxa de letalidade e vulnerabilidade social são alguns dos critérios avaliados para a escolha do município

A vacinação em massa contra a Covid-19 pode estar prestes a acontecer em um município catarinense. O projeto, no entanto, ainda está sendo avaliada pela SES (Secretaria de Estado de Saúde) e a Dive (Diretoria de Vigilância Epidemiológica).

Embora os critérios ainda estejam sendo avaliados, é possível especular candidatos a receber a medida experimental. Uma das apostas é o município de Bela Vista do Toldo, no Norte do Estado.

Portal na cidade de Bela Vista do Toldo, no Norte de SCPrefeitura de Bela Vista do Toldo pode receber vacinação em massa – Foto: Prefeitura de Bela Vista do Toldo/Divulgação/ND

Para a escolha, as entidades avaliam os seguintes quesitos: alta transmissibilidade do vírus, elevada taxa de letalidade e vulnerabilidade social.

Além disso, o principal ponto de corte é a população. Como Bela Vista do Toldo conta com uma população pequena, de 6.362 habitantes, ela entra para a lista de cidades candidatas. Há 29 cidades entre 5 e 7 mil habitantes que entram nesta disputa.

Apesar disso, o município tem a possibilidade de não receber a medida por conta da taxa de letalidade considerada baixa. Até o momento, foram contabilizadas quatro mortes por Covid-19 na cidade, dentro de uma população com mais de 6 mil habitantes.

Essa medida foi anunciada no dia 9 de junho pelo governador Carlos Moisés (PSL), e faz parte de um estudo para entender melhor o processo de vacinação.

O resultado oficial ainda não foi divulgado e só deve acontecer quando a avaliação da SES e do Dive for finalizada.

+

Saúde

Loading...