Cidade do Norte de SC terá Centro de Reabilitação Pós-Covid e Cardiopulmonar

Objetivo é atender a pacientes que apresentam sequelas do coronavírus e cardiorrespiratórias e que necessitam de reabilitação

A Prefeitura de Guaramirim, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está preparando a abertura de Centro de Reabilitação Pós-Covid e Reabilitação Cardiopulmonar para atender aos pacientes que apresentam sequelas do coronavírus e cardiorrespiratórias e que necessitam de reabilitação através dos exercícios de fisioterapia. O espaço será implantado nas dependências da Secretaria de Saúde.

 Centro de Reabilitação Pós-Covid Esses são alguns dos equipamentos novos, mas ainda não estão no local correto; outros equipamentos serão comprados – Foto: Prefeitura de Guaramirim/Divulgação ND

A ideia do projeto foi apresentada pela fisioterapeuta e servidora municipal Andressa Schmidt e abraçada pela administração municipal que resolveu fazer os investimentos necessários para a abertura do espaço.

Esta é uma iniciativa inovadora na região, principalmente no que diz respeito a reabilitação cardiorrespiratória, e que busca atender aos pacientes que contraíram Covid-19, acabaram com sequelas graves e precisam de acompanhamento amplo com auxílio da fisioterapia para a sua recuperação.

Restabelecimento

A fisioterapeuta Andressa Schmidt explica que o acompanhamento especializado tem o intuito de atender as necessidades do paciente, trabalhando em prol do restabelecimento do seu estado de saúde e evitando sequelas.

O Centro de Reabilitação também conta com parceria com médico cardiologista e pneumologista. A fisioterapeuta enfatiza que a reabilitação para pacientes que foram vítimas do coronavírus tem como objetivo aliviar os sintomas da dispneia, função física e qualidade de vida e reforça a importância do trabalho de equipe multiprofissional, melhorando assim a participação do paciente na reabilitação.

Já a Reabilitação Cardiorrespiratória tem ênfase nos exercícios físicos para propiciar uma melhora dos componentes da aptidão física, tanto aeróbico quanto exercícios neuromusculares (força/potência muscular, flexibilidade, equilíbrio), algo que exige a combinação de diferentes modalidades de treinamento.

De acordo com a secretária de Saúde, Cheila Rohweder, os novos equipamentos estão sendo comprados conforme levantamento da equipe técnica da Saúde, para que em cerca de 30 dias o local seja aberto.

“Já adquirimos esteira, bicicleta ergométrica, CPAP e agora aguardamos a chegada de dois equipamentos para podermos abrir o espaço”, diz.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Joinville e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Saúde

Loading...