Cidade do Vale do Itajaí ultrapassa 100% de vacinação em grupos prioritários

Para as faixas já liberadas pelo Ministério da Saúde, Brusque já têm mais de 100% de cobertura vacinal contra a Covid-19

A cidade de Brusque, no Vale do Itajaí, anunciou que já ultrapassou as metas de vacinação contra a Covid-19 em todos os grupos prioritários já contemplados pelo Ministério da Saúde.

Brusque, no Vale do Itajaí, já vacinou mais de 100% dos grupos prioritários já contemplados pelo Ministério da Saúde – Foto: Cristiano Andujar/PMF/Divulgação/NDBrusque, no Vale do Itajaí, já vacinou mais de 100% dos grupos prioritários já contemplados pelo Ministério da Saúde – Foto: Cristiano Andujar/PMF/Divulgação/ND

De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde da cidade, Ariane Fischer, todos os grupos que já foram chamados para receber a primeira dose da vacina já superaram a meta estabelecida pelo MS, que é de 90%.

O grupo de trabalhadores da Saúde é o que tem maior cobertura até o momento, com 137% dos profissionais imunizados com a primeira dose. Já o público de institucionalizados, formado por pessoas que estão em asilos, os acamados, idosos e portadores de deficiência, teve 100%  de vacinados.

“Os idosos acima de 90 anos conseguimos vacinar 93%. Idosos de 75 a 79 anos, vacinamos 103%. Idosos de 70 a 74 anos, atingimos 101% da meta”, enumera Ariane.

A diretora ainda explica que os índices são superiores a 100% pro conta da chamada “população flutuante”. Segundo Ariane, o Estado envia as doses com base na participação dos públicos prioritários em campanhas vacinais de anos anteriores, como a da gripe, e em cruzamento de dados populacionais do IBGE. Portanto, o número de doses que chega a cidade é uma estimativa e o número real de imunizados pode ser maior.

Além disso, a diretora ressalta que os idosos sempre tiveram muita rejeição à vacina da gripe, mas aderiram de forma maciça à campanha de vacinação contra a Covid-19.

Quanto aos trabalhadores da saúde, onde está o maior índice, Ariane explica que o índice ultrapassa 100% porque envolve todos os profissionais que atuam na rede, incluindo até mesmo profissionais de limpeza e zeladoria, e que ocorre muita rotatividade no setor, o que também pode inflar os índices para além das estimativas.

Vacinação continua

Brusque optou por diversificar o formato da vacinação, oferecendo opções de agendamento e fazendo mutirões de imunização com drive-thru, inclusive à noite. A ação deu resultado, segundo a diretora da Vigilância em Saúde, já que os públicos atendidos têm alto índice de imunização.

Atualmente, a vacina está sendo ofertada ao grupo de 65 a 69 anos e Ariane ressalta que, mesmo sem ter recebidos doses suficientes para todas as pessoas que fazem parte desta faixa etária, a procura é significativa.

>> Acompanhe a evolução da imunização em Santa Catarina no Mapa da Vacinação

“Não recebemos todas as doses para esse público ainda, porém, já vacinamos 32% desse grupo. Ainda nesta terça-feira (06), com a realização da vacinação noturna no formato drive-thru, teremos uma meta alcançada de aproximadamente 45% e até o final desta semana, com os idosos agendados e o drive-thru, passaremos de 80% dessa faixa etária já atendida”.

Para a diretora, a notícia merece comemoração especialmente pela consciência do cidadão a imunização. “Esperamos que, em breve, todos possamos estar livres desse vírus que vem causando tantas mortes e prejudicando a toda a população mundial há mais de um ano”, finaliza.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Blumenau e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.

+

Saúde