Cidades da Amfri vão vacinar primeiro linha de frente da Covid-19
Profissionais que atuam diretamente com pacientes de Covid-19 serão a prioridade da vacinação nas 11 cidades da Foz do Rio Itajaí
Os secretários de Saúde dos 11 municípios da Foz do Rio Itajaí se reuniram na terça-feira (19) para definir como será a vacinação nas cidades. O governo do Estado encaminhou 5,4 mil doses da Coronavac para a região.

De acordo com Jacqueline Zatera, gerente de Consórcio de Saúde da Amfri, os municípios devem seguir a recomendação da Vigilância Epidemiológica Estadual e vacinar, primeiro, os profissionais que atuam diretamente com pacientes de Covid-19.

Itajaí, por exemplo, recebeu 1,8 mil doses da Coronavac, de acordo com o secretário de Saúde Emerson Duarte. Ele explica que os planos iniciais de vacinação tiveram que ser alterados, e uma nova estratégia foi criada.
Agora, duas equipes móveis estão vacinando funcionários do Hospital Marieta Konder Bornhausen, Hospital Infantil Pequeno Anjo, CIS (Centro Integrado de Saúde) dos bairros Cordeiros e São Vicente, assim como motoristas que fazem o transporte de pacientes de Covid-19 e socorristas do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).
Leia mais
De acordo com Emerson, a orientação da Vigilância Epidemiológica do Estado é administrar a primeira dose da vacina no máximo de pessoas possíveis, já que, em 14 dias, a segunda dose do imunizante deve chegar. Esta recomendação deve ser seguida nas demais cidades da região.
A reunião, que aconteceu na sede da Amfri (Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí), ainda elegeu a secretária regional do Conselho de Saúde. Julieta Cristina Fernandes Schmidt, secretária de saúde de Luiz Alves, foi eleita pelos demais para a gestão 2021.
Participe do grupo e receba as principais notícias
de Itajaí e região na palma da sua mão.