Cidades da Grande Florianópolis retomam vacinação contra Covid-19

O Estado já contabiliza 237.985 doses aplicadas. São 179.725 catarinenses imunizados com a primeira dose e 58.260 já com a dose dois

Chegaram em Santa Catarina, nesta quarta-feira (3), novas doses da vacina contra a Covid-19. A remessa de vacinas Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan, será distribuída aos municípios após serem catalogadas. 

idosa recebendo vacina no sistema drive thruA campanha de vacinação no Estado teve início em janeiro deste ano – Foto: Cristiano Andujar/PMF

O Estado já contabiliza 237.985 doses aplicadas. São 179.725 catarinenses imunizados com a primeira dose e 58.260 já com a dose dois. A campanha de vacinação no Estado teve início no dia 18 de janeiro. 

O Grupo ND oferece diariamente informações de quem está sendo imunizado nas cidades, onde as vacinas estão sendo aplicadas e o que é preciso fazer antes de chegar até o local indicado em cada município, para ajudar na organização e não perder a data da vacinação.

Confira os locais de vacinação na Grande Florianópolis:

A capital catarinense começará na sexta-feira (5), a vacinação para idosos entre 80 e 84 anos. Essa nova faixa etária será dividida em dois grupos. Na sexta-feira, a imunização vai ocorrer em idosos que possuem entre 82 e 84 anos e, no sábado (6), a vacinação será voltada ao grupo prioritário de 80 e 81 anos. Aos idosos com 85 anos ou mais que ainda não se vacinaram, a prefeitura informa que esses poderão comparecer no local indicado em qualquer um dos dias e horários. 

Nesta quinta-feira (4), a vacinação segue a domicílio para os acamados. De acordo com a Secretaria de Saúde de Florianópolis, o município possui ainda cerca de três mil doses e não tem previsão para novos recebimentos. 

Quem pode receber a vacinação neste momento: Idosos entre 80 e 84 anos. Caso o idoso com 85 anos ou mais ainda não tenha se vacinado, ele pode entrar nesse grupo prioritário e comparecer no local de vacinação indicado em algum dos dias. 

Como fazer para receber a vacina: A aplicação das doses seguirá,a  partir de agora, por sistema drive-thru e os idosos devem comparecer no local com documento original com foto. Os acamados continuarão sendo vacinados em casa, a partir de agendamento no site da prefeitura ou direto com o posto de saúde de seu bairro. 

Locais de vacinação: Serão quatro pontos drive-thru, que funcionarão das 9h às 16h: 

Drive-thru no Centro de Eventos da UFSC; 

Drive-thru na Polícia Rodoviária da SC-401;

Drive-thru no antigo aeroporto de Florianópolis;

Drive-thru no Bolsão da Beira-mar Continental, próximo às quadras. 

  • São José

São José está, no momento, fazendo a aplicação apenas da segunda dose. O município já superou a meta de vacinação dos idosos entre 85 e 89 anos e alcançou o percentual de vacinação de 106% da população dessa faixa etária. 

Local de vacinação: Clube Maré Alta – Rua Getúlio Vargas, 2397, na Praia Comprida.

Horários: Das 8h às 17h, em sistema drive-thru. 

Como fazer para receber a vacina: O idoso deve apresentar no local, comprovante de residência e um documento com foto. Aos que não conseguem se locomover até o Clube Maré Alta, a informação deve ser repassada ao Posto de Saúde do bairro, para agendar a vacinação a domicílio. 

A vacinação no município de Palhoça segue normalmente nesta quinta-feira (4).O grupo prioritário no momento é os idosos acima de 80 anos.  A cidade não tem previsão de recebimento de novas doses, mas o planejamento de novos grupos já estão feitos. 

Quem pode receber a vacinação neste momento: Idosos acima de 80 anos. 

Locais de vacinação: Estação Palhoça (Terminal de ônibus da Jotur, na Ponte do Imaruim). 

Horários: 9h às 11h e das 14h às 18h, em sistema drive-thru

Como fazer para receber a vacina: O idoso que ainda não recebeu o imunizante deve se dirigir até o local destinado para a vacinação durante o horário informado, acompanhado de um documento com foto e comprovante de residência. 

Aos que não conseguem se locomover ou estão acamados, a vacinação está acontecendo a domicílio, através de agendamento feito diretamente com o posto de saúde do bairro onde o idoso reside. 

Nesta quinta-feira (4), Biguaçu continua a vacinação para idosos de 80 anos ou mais. O município dividiu o grupo prioritário entre 80 e 89 anos em dois e a imunização em idosos entre 85 e 89 anos aconteceu na segunda-feira (1) e terça-feira (2). 

O município ainda não tem previsão de chegada de novas doses. No entanto, de acordo com a prefeitura, a previsão do próximo grupo a ser vacinado é de idosos com mais de 75 anos. 

Quem pode receber a vacinação neste momento: Idosos entre 80 e 89 anos

Locais de vacinação: No pátio da Univali, localizada no bairro universitário, em sistema drive-thru.  

Horários: 8h às 17h

Como fazer para receber a vacina: O idoso que ainda não recebeu o imunizante, deverá comparecer no local indicado e nos dias correspondentes a sua idade acompanhados de documento de identificação, CPF e comprovante de residência.  Duas equipes da Secretaria de Saúde farão a imunização domiciliar para os acamados. 

Catarinenses perdendo a vida fora dos hospitais

Com o colapso no sistema de saúde, catarinenses estão perdendo a vida fora das unidades hospitalares. Desde a confirmação da primeira morte por Covid-19 em Santa Catarina, em 25 de março de 2020, até a segunda-feira (1º), ao menos 325 pessoas já morreram infectadas pela doença fora de leitos de UTIs e enfermarias no Estado.

+

Saúde