Cirurgia plástica corrige problemas e resgata autoestima de homens e mulheres

Cirurgião de Florianópolis aponta quatro tipos de cirurgias pouco reconhecidas no universo da cirurgia plástica

A braquioplastia é indicada para melhorar o contorno dos braços – Foto: Divulgação Dr. Wagner SantosA braquioplastia é indicada para melhorar o contorno dos braços – Foto: Divulgação Dr. Wagner Santos

A cirurgia plástica tem um universo amplo e nem todas são muito conhecidas, especialmente quando assumem um caráter mais funcional do que estético. Mas são considerados procedimentos importantes, com impacto na qualidade de vida e autoestima dos pacientes. Por isso, a informação sobre estas cirurgias é fundamental.

O Dr. Wagner Santos, cirurgião plástico com clínica em Florianópolis, cita quatro dessas cirurgias funcionais: ninfoplastia, ginecomastia, braquioplastia ecruroplastia

  • A  ninfoplastia é a cirurgia íntima da mulher, para uma melhor proporção entre grandes e pequenos lábios.
  • A ginecomastia, é indicada para homens que têm o contorno do tórax que lembra o de um seio. Para eles, esta forma feminina afeta a  autoestima, prejudicando a vida social.
  • A braquioplastiae a cruroplastia são procedimentos na maioria das vezes relacionados à grande perda de peso, como o que ocorre após a cirurgia bariátrica.
  • A braquioplastia é indicada para melhorar o contorno dos braços, enquanto a cruroplastia melhora o contorno das coxas.

São problemas que nem sempre as pessoas sabem reconhecer e desconhecem que há tratamento para eles. Todos esses procedimentos são cirurgias, e de maneira geral, requerem internação de um dia no hospital.

A ninfoplastia pode ser realizada no consultório e a paciente tem alta para casa. A recuperação é semelhante a outras cirurgias plásticas que necessitam de um repouso relativo para permitir o processo inicial da cicatrização, em torno de duas semanas.

Saiba mais sobre as cirurgias funcionais

O Dr. Wagner Santos explica o que cada uma das cirurgias corrige.

Ginecomastia

Cirurgia é indicada para homens que tem o tórax com características femininas – Foto: Divulgação Dr. Wagner SantosCirurgia é indicada para homens que tem o tórax com características femininas – Foto: Divulgação Dr. Wagner Santos

Quando o tórax do homem apresenta características femininas, lembrando um pequeno seio. É importante saber que os homens possuem tecido mamário, assim como as mulheres, porém pelas diferenças nos hormônios sexuais, as mulheres acabam desenvolvendo esses tecidos, dando origem ao seio como conhecemos.

Esse fenômeno pode ocorrer também nos homens, principalmente durante os períodos de maior variação hormonal, como na puberdade, adolescência e velhice.  O paciente, com um peito que lembra um pequeno seio, algumas vezes tem dor local, adota uma postura de cifose para tentar disfarçar o tórax e busca o isolamento social.

A avaliação médica vai determinar exatamente qual a origem do problema. Em alguns casos não é necessário cirurgia. Num primeiro momento, é importante identificar há quanto tempo a alteração se apresenta, pois se for associada apenas à variação hormonal, pode ter regressão em 12 meses, sem necessidade de qualquer procedimento.

No caso de não haver regressão, ou alguma suspeita de causa identificável, aí sim se busca o tratamento. É necessário fazer exames para descartar doenças que alteram o metabolismo hormonal, como problemas renais ou hepáticos.

O uso de algumas medicações também pode estar associado ao desenvolvimento da ginecomastia. Uma substância relativamente comum e que faz os pacientes procurarem o médico é o anabolizante. Causa o desenvolvimento da glândula mamária e pode se manifestar como ginecomastia.

Para corrigir cirurgicamente as alterações que não parecem mais regredir, existem as opções cirúrgicas: A lipoaspiração, da gordura peitoral,  retirada de tecido glandular por um corte na aréola e, eventualmente, retiradas de pele semelhantes às cirurgias mamárias das mulheres.

Braquioplastia, ou lifting braquial

Esta é a cirurgia para corrigir flacidez da pele dos braços. É indicada nos casos de gordura localizada. É mais comum em pacientes que fizeram cirurgia bariátrica (popularmente conhecida como redução do estômago), perderam peso e desenvolveram a flacidez.

Além do aspecto visual da flacidez de pele, estas pessoas encontram dificuldades para usar determinados tipos de roupas , impactando em  sua vida funcional. É uma cirurgia que deixará uma cicatriz, alerta o Dr. Wagner Santos, por isso será necessário fazer uma escolha entre o incômodo da flacidez ou uma cicatriz.

Cruroplastia, ou lifting das coxas

Cirurgia para pacientes com gordura localizada e flacidez na parte interna das coxas – Foto: Dr. Wagner SantosCirurgia para pacientes com gordura localizada e flacidez na parte interna das coxas – Foto: Dr. Wagner Santos

É a retirada de pele e gordura da parte interna das coxas. É indicada para pacientes com gordura localizada e flacidez de pele. Muito comum entre pacientes que fizeram cirurgia bariátrica, perderam peso e desenvolveram a flacidez.

Além do aspecto visual da flacidez da pele, pode desenvolver assaduras, até mesmo alterações na cor da pele da região. A cirurgia remove o excesso de pele e gordura através de corte, logo temos uma cicatriz.

Importante lembrar, sempre que há cortes, invariavelmente haverá uma cicatriz, e a questão mais relevante é a posição e a qualidade dessa cicatriz. A ideia é posicionar a cicatriz na área mais discreta possível, mas que corrija o contorno da coxa de forma adequada.

Ninfoplastia

Cirurgia na região genital das mulheres. É importante saber mais – Foto: Divulgação Dr. Wagner SantosCirurgia na região genital das mulheres. É importante saber mais – Foto: Divulgação Dr. Wagner Santos

A cirurgia íntima feminina – ninfoplastia, é feita na região genital da mulher. Há variações de forma e composição da região genital das mulheres, até aí nada de novidade. Porém algumas vezes, algumas mulheres desenvolvem uma atrofia dos grandes lábios associado com uma hipertrofia dos pequenos lábios.

Como isso se manifesta: os pequenos lábios  acabam ultrapassando os grandes lábios, de forma às vezes até bastante desproporcional.

Com isso algumas das pacientes queixam-se de que ao usar roupas apertadas, dar uma caminhada mais vigorosa ou até mesmo durante o ato sexual acabam machucando a pele da região, trazendo desconforto local.

Além disso, há relatos de diminuição da autoestima da mulher, fazendo com que sua vida sexual fique prejudicada.

Por isso é importante saber mais sobre o assunto e reconhecer quando há um problema. Há um tratamento cirúrgico para restaurar a proporção dos pequenos e grandes lábios.

Tanto uma enxertia de gordura nos grandes lábios (retirada por lipoaspiração de outra parte do corpo) quanto a retirada do excesso de pele dos pequenos lábios são estratégias cirúrgicas para isso. Assim, os pequenos lábios podem ficar escondidos pelos grandes lábios, corrigindo as desproporções encontradas.

Esse é um problema mais comum do que se imagina, diz o Dr. Wagner Santos. Como nem sempre se fala abertamente sobre o tema, existe o desconhecimento sobre a correção cirúrgica, que é relativamente simples.

Sobre o profissional

Cirurgião plástico Dr. Wagner Santos – Foto: Divulgação Dr. Wagner SantosCirurgião plástico Dr. Wagner Santos – Foto: Divulgação Dr. Wagner Santos

Dr. Wagner Santos é graduado em medicina pela UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), com primeira residência em cirurgia geral no hospital Pompéia, de Caxias do Sul (RS), referência no atendimento de traumas. E segunda residência em cirurgia plástica na UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina).

Dr. Wagner Santos

  • Médico cirurgião plástico
  • CRM SC 12998
  • RQE 15466
  • WhatsApp: (48) 9 9846-2999
  • Site
  • Facebook

+

Saúde Mais

Loading...