Cirurgias inéditas são feitas em fim de semana no Hospital Infantil Joana de Gusmão

Procedimentos envolveram uma cirurgia por vídeo e duas traqueostomias

Foram realizadas três cirurgias inéditas no Centro Cirúrgico do Hospital Infantil Joana de Gusmão, em Florianópolis, entre sexta-feira (23) e sábado (24) .

Tratam-se de uma operação em um adolescente com o tórax deformado e duas operações em duas crianças de quatro anos que precisaram de traqueostomia, uma por sequelas de entubação e outra por má formação.

Cirurgias ocorreram na sexta-feira (23) e sábado (24) – Foto: Divulgação/NDCirurgias ocorreram na sexta-feira (23) e sábado (24) – Foto: Divulgação/ND

No primeiro caso, o fator inédito foi a operação em vídeo, com três incisões. O defeito no tórax pode, inclusive comprimir órgãos como coração e pulmão.

“Antes era uma cirurgia muito longa, que durava quase um dia todo e era necessário fazer um corte no peito. Agora, conseguimos colocar a placa de titânio com apenas três incisões, levando em média três horas”, explica o médico Felipe Flausino.

Os outros procedimentos foram as traqueostomias, que consistem na criação de um orifício na traqueia para que o paciente possa respirar. A paciente que tinha problemas na formação corria risco de vida. O problema ocorre uma vez a cada 20 mil nascimentos.

“A criança tinha dificuldade de respirar e risco de ir a óbito. Na cirurgia, colocamos um enxerto de costela na região da traqueia”, observa o médico.

A outra criança havia ficado com sequela da entubação, que ocorre em 2% das crianças que vão para a UTI. “Pode ocorrer mesmo tomando todos os cuidados. Essa cirurgia era realizada somente fora do Estado e a um custo muito elevado, podendo ultrapassar R$ 50 mil. Retiramos a área lesada e reconectamos a traqueia”, explica.

Cada uma das cirurgias deste sábado durou quatro horas. “Os procedimentos irão dar qualidade de vida para essas crianças. Tiveram o empenho de vários profissionais e direção do hospital”, enaltece o médico.

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Saúde

Loading...