A poucas horas do prazo, cidades do Norte de SC não devem concluir vacinação de adultos
Conforme calendário do governo estadual, municípios têm até esta terça para completar a primeira dose de pessoas com 18 anos ou mais
Conforme o calendário do governo estadual, todas as pessoas com 18 anos ou mais deveriam receber a primeira dose da vacina contra a Covid-19 até esta terça-feira, 31 de agosto. Porém, a poucas horas do fim do prazo, este não é o cenário nas cidades do Norte catarinense.

Nenhuma das cidades que responderam à reportagem do ND+ nesta terça conseguiu alcançar 100% da população adulta no prazo estabelecido. Muitas prefeituras afirmam que faltam doses para completar a vacinação do grupo e, por isso, inclusive, a campanha está suspensa.
Leia mais
Além disso, vários municípios não sabem informar quando vão dar início à vacinação dos adolescentes, previsto para a próxima quarta-feira (1º). Enquanto alguns preveem primeiro completar a vacinação dos adultos, outros planejam fazer isso enquanto iniciam a campanha com os adolescentes.
A DIVE/SC (Diretoria de Vigilância Epidemiológica) informou que vai divulgar uma nota sobre os próximos passos da campanha ainda nesta terça. Na segunda (30), o Estado recebeu mais de 100 mil doses da Pfizer e da Astrazeneca, porém, todas encaminhadas para a aplicação da D2.
Confira o que diz cada município do Norte catarinense:
Joinville
Na cidade mais populosa de Santa Catarina, 88% da população com 18 anos ou mais recebeu a primeira dose da vacina. Contudo, segundo a prefeitura, não há mais doses para avançar na vacinação. Com isso, assim que novas vacinas chegarem, a campanha continua para o público adulto e contemplará, também, a vacinação dos adolescentes, simultaneamente.
Jaraguá do Sul
Em Jaraguá do Sul, 85,2% da população com 18 anos ou mais foi vacinada com a primeira dose, restando cerca de 20 mil pessoas para completar esta etapa. No entanto, a vacinação está suspensa por falta de doses. Assim, quando novas vacinas chegarem, a prefeitura espera concluir a vacinação do público adulto para, depois, iniciar a dos adolescentes.
Garuva
Em Garuva, 92,8% da população com 18 anos ou mais recebeu a primeira dose. Porém, a prefeitura aguarda a chegada de novas doses para completar o grupo e iniciar a vacinação dos adolescentes.
Araquari
Araquari aplicou a primeira dose da vacina em 71,9% da população adulta, restando 7.300 doses para completar o grupo. O município aguarda as orientações do Estado para saber se completa a vacinação do público adulto primeiro ou inicia a campanha com os adolescentes.
São Francisco do Sul
Na cidade do Litoral Norte, 60% da população adulta recebeu a primeira dose da vacina e a prefeitura trabalha para buscar quem ainda não marcou e quem agendou, mas não compareceu. A princípio, a prefeitura vai definir a vacinação dos adolescentes após o feriado de 7 de setembro.
São João do Itaperiú
Em São João do Itaperiú, 90,96% da população adulta já recebeu a primeira dose. O município afirma que a procura tem diminuído e estuda estender o horário da unidade básica de saúde, além de abri-la no sábado para atingir mais pessoas. Segundo a prefeitura, ainda não há doses para iniciar a vacinação dos adolescentes.
Barra Velha
Barra Velha vacinou 75,2% da população adulta com a primeira dose e, segundo o município, não tem mais vacinas no momento para continuar a campanha.
Guaramirim
Em Guaramirim, 93% dos habitantes com 18 anos ou mais já foram vacinados com a primeira dose. De acordo com a prefeitura, há horários marcados até o dia 2 de setembro, porém, novos agendamentos estão suspensos por falta de doses.
São Bento do Sul
Na cidade do Planalto Norte, 84,95% da população adulta recebeu a primeira dose, restando 9.681 moradores para completar esta etapa. Segundo a prefeitura, a agenda está fechada para este grupo até 2 de setembro.
Mafra
Em Mafra, 93,39% da população adulta já foi vacinada com a primeira dose. Porém, a prefeitura informou que as doses recebidas não foram suficientes para completar a vacinação do grupo todo.
Irineópolis
Em Irineópolis, a dose 1 da vacina contra a Covid-19 foi aplicada em 95,8% da população. O município informou que ainda não há doses para começar a campanha de vacinação dos adolescentes.
Rio Negrinho
Rio Negrinho já aplicou a primeira dose em 90,2% da população adulta e trabalham na busca ativa por quem ainda não foi vacinado. O município ainda não recebeu as doses para começar a campanha com adolescentes.
Papanduva
Em Papanduva, quase 77% do público com 18 anos ou mais recebeu a primeira dose da vacina. O município planeja fazer uma repescagem com pessoas deste público.
Monte Castelo
Monte Castelo aplicou a primeira dose da vacina em 63,6% da população adulta e pretende fazer repescagem para atrair este público. A prefeitura informou, ainda, que espera novas doses para começar a vacinação dos adolescentes.
Canoinhas
Na cidade do Planalto Norte, a prefeitura já vacinou 75% da população com a primeira dose e, por isso, estima que quase todos os adultos foram vacinados. O município está fazendo uma repescagem e inicia a vacinação de adolescentes na quarta (1º).
As demais cidades da região não responderam à reportagem até as 12h30 desta terça-feira.