A poucas horas do prazo, cidades do Norte de SC não devem concluir vacinação de adultos

Conforme calendário do governo estadual, municípios têm até esta terça para completar a primeira dose de pessoas com 18 anos ou mais

Conforme o calendário do governo estadual, todas as pessoas com 18 anos ou mais deveriam receber a primeira dose da vacina contra a Covid-19 até esta terça-feira, 31 de agosto. Porém, a poucas horas do fim do prazo, este não é o cenário nas cidades do Norte catarinense.

Todas as pessoas com 18 anos ou mais deveriam receber primeira dose até 31 de agosto – Foto: Carlos Jr./NDTodas as pessoas com 18 anos ou mais deveriam receber primeira dose até 31 de agosto – Foto: Carlos Jr./ND

Nenhuma das cidades que responderam à reportagem do ND+ nesta terça conseguiu alcançar 100% da população adulta no prazo estabelecido. Muitas prefeituras afirmam que faltam doses para completar a vacinação do grupo e, por isso, inclusive, a campanha está suspensa.

Além disso, vários municípios não sabem informar quando vão dar início à vacinação dos adolescentes, previsto para a próxima quarta-feira (1º). Enquanto alguns preveem primeiro completar a vacinação dos adultos, outros planejam fazer isso enquanto iniciam a campanha com os adolescentes.

A DIVE/SC (Diretoria de Vigilância Epidemiológica) informou que vai divulgar uma nota sobre os próximos passos da campanha ainda nesta terça. Na segunda (30), o Estado recebeu mais de 100 mil doses da Pfizer e da Astrazeneca, porém, todas encaminhadas para a aplicação da D2.

Confira o que diz cada município do Norte catarinense:

Joinville

Na cidade mais populosa de Santa Catarina, 88% da população com 18 anos ou mais recebeu a primeira dose da vacina. Contudo, segundo a prefeitura, não há mais doses para avançar na vacinação. Com isso, assim que novas vacinas chegarem, a campanha continua para o público adulto e contemplará, também, a vacinação dos adolescentes, simultaneamente.

Jaraguá do Sul

Em Jaraguá do Sul, 85,2% da população com 18 anos ou mais foi vacinada com a primeira dose, restando cerca de 20 mil pessoas para completar esta etapa. No entanto, a vacinação está suspensa por falta de doses. Assim, quando novas vacinas chegarem, a prefeitura espera concluir a vacinação do público adulto para, depois, iniciar a dos adolescentes.

Garuva

Em Garuva, 92,8% da população com 18 anos ou mais recebeu a primeira dose. Porém, a prefeitura aguarda a chegada de novas doses para completar o grupo e iniciar a vacinação dos adolescentes.

Araquari

Araquari aplicou a primeira dose da vacina em 71,9% da população adulta, restando 7.300 doses para completar o grupo. O município aguarda as orientações do Estado para saber se completa a vacinação do público adulto primeiro ou inicia a campanha com os adolescentes.

São Francisco do Sul

Na cidade do Litoral Norte, 60% da população adulta recebeu a primeira dose da vacina e a prefeitura trabalha para buscar quem ainda não marcou e quem agendou, mas não compareceu. A princípio, a prefeitura vai definir a vacinação dos adolescentes após o feriado de 7 de setembro.

São João do Itaperiú

Em São João do Itaperiú, 90,96% da população adulta já recebeu a primeira dose. O município afirma que a procura tem diminuído e estuda estender o horário da unidade básica de saúde, além de abri-la no sábado para atingir mais pessoas. Segundo a prefeitura, ainda não há doses para iniciar a vacinação dos adolescentes.

Barra Velha

Barra Velha vacinou 75,2% da população adulta com a primeira dose e, segundo o município, não tem mais vacinas no momento para continuar a campanha.

Guaramirim

Em Guaramirim, 93% dos habitantes com 18 anos ou mais já foram vacinados com a primeira dose. De acordo com a prefeitura, há horários marcados até o dia 2 de setembro, porém, novos agendamentos estão suspensos por falta de doses.

São Bento do Sul

Na cidade do Planalto Norte, 84,95% da população adulta recebeu a primeira dose, restando 9.681 moradores para completar esta etapa. Segundo a prefeitura, a agenda está fechada para este grupo até 2 de setembro.

Mafra

Em Mafra, 93,39% da população adulta já foi vacinada com a primeira dose. Porém, a prefeitura informou que as doses recebidas não foram suficientes para completar a vacinação do grupo todo.

Irineópolis

Em Irineópolis, a dose 1 da vacina contra a Covid-19 foi aplicada em 95,8% da população. O município informou que ainda não há doses para começar a campanha de vacinação dos adolescentes.

Rio Negrinho

Rio Negrinho já aplicou a primeira dose em 90,2% da população adulta e trabalham na busca ativa por quem ainda não foi vacinado. O município ainda não recebeu as doses para começar a campanha com adolescentes.

Papanduva

Em Papanduva, quase 77% do público com 18 anos ou mais recebeu a primeira dose da vacina. O município planeja fazer uma repescagem com pessoas deste público.

Monte Castelo

Monte Castelo aplicou a primeira dose da vacina em 63,6% da população adulta e pretende fazer repescagem para atrair este público. A prefeitura informou, ainda, que espera novas doses para começar a vacinação dos adolescentes.

Canoinhas

Na cidade do Planalto Norte, a prefeitura já vacinou 75% da população com a primeira dose e, por isso, estima que quase todos os adultos foram vacinados. O município está fazendo uma repescagem e inicia a vacinação de adolescentes na quarta (1º).

As demais cidades da região não responderam à reportagem até as 12h30 desta terça-feira.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Joinville e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Saúde

Loading...