Com 93% dos leitos ocupados, Massaranduba impõe novas restrições

Na mesma data do vigor do decreto, prefeitura prevê atendimento eletivos das unidades de saúde somente para pacientes com sintomas de crise respiratória

O município de Massaranduba terá novas medidas restritivas em virtude da pandemia, que passam a vigorar a partir desta quarta-feira (22), e incluem suspensão de clubes esportivos e proibição de consumo de alimentos no local de compra.

Prefeitura de Massaranduba – Foto: Prefeitura Massaranduba/Divulgação/ND

Como base para a decisão, a gestão afirma que os leitos exclusivos para o atendimento à Covid-19 estão ocupados em 93%. A região do Planalto Norte e Nordeste concentra o maior número de leitos do estado, com 290. Destes, 84 (29%) são ocupados por pacientes com o novo coronavírus, 69 estão livres e em 137 estão pacientes com demais enfermidades.

De acordo com a prefeitura, a decisão foi tomada em uma reunião conjunta entre prefeitos e gestores de saúde dos sete municípios da Amvali (Associação dos Municípios do Vale do Itapocu), levando em conta o aumento dos casos na região e a ocupação dos leitos exclusivos para atendimento à Covid-19.

O novo decreto prevê redução no atendimento de bares, lanchonetes e afins. Os mesmos deverão atender de segunda a sábado, das 6h até as 18h. A venda de alimentos e bebidas é permitida, porém sem o consumo no local.

Apenas restaurantes e comércio de assados (casas de carnes) poderão atender aos domingos, das 10h até as 15h. Porém, no domingo não poderão ser vendidas bebidas alcoólicas.

Lojas de conveniência devem disponibilizar autoatendimento, sem consumo no local, das 18h até as 6h. O decreto prevê também, a suspensão de atividades em clubes esportivos, recreativos e sociais até o dia 5 de agosto.

No dia 17 de julho algumas medidas foram definidas, como a suspensão de realização de missas, cultos e eventos em geral até 5 de agosto.

Atendimento eletivo somente para quem tem sintomas

No mesmo dia que passa a vigorar o decreto das novas restrições, a prefeitura prevê que os atendimentos eletivos nas Unidades de Saúde e NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) de Massaranduba serão exclusivos para pacientes com sintomas respiratórios.

Até o dia 31 ficarão suspensos os atendimentos eletivos da Secretaria de Saúde. A pasta afirma que os pacientes terão seus horários reagendados e receberão orientações por telefone. Também acrescenta que essa suspensão pode ser estendida conforme a evolução da pandemia na cidade.

+

Saúde