Com 99% dos leitos ocupados, Grande Florianópolis tem 16 pessoas à espera por UTI Covid

Governo avisa que a taxa de ocupação é virtualmente inferior à taxa de ocupação real devido à rotatividade de pacientes; veja números por hospitais

A região da Grande Florianópolis tem 16 solicitações de transferência de pacientes com Covid-19 para leitos de UTI (Unidades de Tratamento Intensivo) que estão em espera por conta de indisponibilidade, de acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pelo governo de Santa Catarina. Além disso, três pessoas com a doença aguardam vagas em leitos clínicos.

Grande Florianópolis tem 16 pacientes com Covid-19  em espera por vaga em UTI – Foto: Divulgação/Paulo Alceu/NDGrande Florianópolis tem 16 pacientes com Covid-19  em espera por vaga em UTI – Foto: Divulgação/Paulo Alceu/ND

A taxa de ocupação de leitos de UTI Covid para adultos na região está em 99,4%, de acordo com o painel de leitos SUS do governo do Estado.

Apenas um leito aparece como disponível na Grande Florianópolis, de um total de 162 ativos no SUS para adultos com Covid-19.

No entanto, o governo avisa que a taxa de ocupação é virtualmente inferior à taxa de ocupação real devido à rotatividade de pacientes e aos horários de atualização do painel de leitos de UTI do SUS.

“Quando liberado, um leito constará temporariamente como disponível mesmo que já esteja reservado a algum paciente”, avisa a Secretaria de Saúde.

Números por hospitais

De um total de nove hospitais com leitos de UTI para Covid-19 na Grande Florianópolis, sete deles tem lista de espera para pacientes.

Confira os dados por hospital:

Números de pacientes em espera por leitos nos hospitais da Grande Florianópolis – Foto: Reprodução/SES/NDNúmeros de pacientes em espera por leitos nos hospitais da Grande Florianópolis – Foto: Reprodução/SES/ND

Covid-19 na Grande Florianópolis

Na Grande Florianópolis já foram confirmados, desde o início da pandemia, 161.445 casos de Covid-19. É a macrorregião com mais casos confirmados da doença em todo o Estado.

Já no número de mortes pela doença, é a segunda macrorregião do Estado, sendo 1.898 óbitos até a última atualização. Em primeiro lugar está o Planalto Norte, com 1.994.

Na capital, segundo o Covidômetro, são 76.985 casos confirmados da doença desde o início da pandemia, sendo 1.099 ativos. São 753 mortes.

Florianópolis já vacinou, até esta segunda-feira (5), 70.519 pessoas contra a Covid-19.

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.

+

Saúde