Com aumento de faltantes, Criciúma reforça importância da segunda dose da vacina

Enquanto aguarda a chegada de novo lote de vacinas contra a Covid-19 para primeira aplicação, Criciúma registrou mais de mil faltantes para segunda dose

Enquanto aguarda a chegada de novos lotes da vacina contra a Covid-19, a Secretaria de Saúde de Criciúma observou um aumento no número de faltantes para aplicação da segunda dose. Por isso, a Secretaria reforçou o chamado para as pessoas retornarem para a segunda dose que segue sendo aplica no município do Sul de Santa Catarina.

De acordo com números da Vigilância Epidemiológica, até a primeira quinzena de julho eram cerca de mil pessoas em atraso com a segunda aplicação.

“Só que este número aumentou cerca de 50% na última semana, o que nos assusta, porque pode comprometer a eficácia da vacina e o controle da doença. Hoje já são mais de 1,5 mil pessoas que não compareceram para tomar a segunda dose”, destacou o gerente de Vigilância em Saúde de Criciúma, Samuel Bucco.

Criciúma registrou aumento de 50% no número de faltantes para aplicação da segunda dose nesta semana – Foto: Divulgação/Decom/NDCriciúma registrou aumento de 50% no número de faltantes para aplicação da segunda dose nesta semana – Foto: Divulgação/Decom/ND

Por este motivo, a Secretaria intensificou o chamamento direto às pessoas. Além disso, será realizada, também, a busca ativa através das Agentes Comunitárias de Saúde. Elas irão visitar as casas das pessoas que tomaram a primeira dose e não retornaram às Unidades Básicas de Saúde.

“Temos segunda dose para todas as pessoas que fizeram a primeira aplicação. Eles podem procurar o mesmo local e completar a imunização. Só assim poderemos avançar no combate à pandemia”, afirmou o secretário.

Segunda dose em todas as UBSs

Com a paralização da aplicação da primeira dose, Criciúma aguarda a chegada de novo lote da vacina contra  Covid-19 que deverá ocorrer nesta quarta-feira (28). Porém, a Secretaria salienta que a aplicação da segunda dose não foi paralisada.

De acordo com a Saúde, a aplicação da segunda dose contra a Covid-19 continua ocorrendo, das 8h às 17h, nas 46 salas de vacinação, de acordo com a marca de vacina aplicada, sendo que quem fez Coronavac há mais de 21 dias, e AstraZeneca até o dia 18/05, já podem buscar a segunda dose.

Para serem imunizados, todos devem estar previamente cadastrados no portal Minha Vacina e apresentarem a carteirinha de vacinação contendo o registro da primeira dose.

+

Saúde

Loading...