Com doses da Pfizer a vencer, cidade do Norte de SC alerta população

Araquari tem cerca de 200 doses da Pfizer por vencer; Saúde do município fez alerta à população para que complete o esquema vacinal

Por causa da ausência de público para vacinação contra Covid-19, uma cidade do Norte de Santa Catarina pode perder cerca de 200 doses da vacina Pfizer.

Para não descartar as doses, que vencem já nos próximos dias, a Secretaria Municipal de Saúde de Araquari fez um alerta à população na tarde desta terça-feira, 19.

De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, o lote do imunizante da Pfizer vence na próxima quinta-feira, 21De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, o lote do imunizante da Pfizer vence na próxima quinta-feira, 21. – Foto: Fotos Públicas/Divulgação ND

Segundo a prefeitura, muitas pessoas que tomaram a vacina não completaram o esquema vacinal com a segunda dose.

Após o descongelamento, o imunizante britânico tem validade de 31 dias. Uma vez aberto, o material precisa ser usado em até seis horas ou perde a validade.

Segundo a diretora de Vigilância em Saúde, Viviane Tonon, para completar o uso de um único frasco dessa vacina, seis pessoas precisariam comparecer a Unidade de Saúde na data programada.

Com a falta do público para vacinação, as doses abertas sofrem o risco de serem descartas. Só na Unidade de Saúde Geny Westrupp, no bairro Itinga, 90 pacientes que tomaram a vacina Pfizer não compareceram no local para completar o esquema vacinal.

No total, 1.500 moradores ainda não tomaram a segunda dose de acordo com o cronograma das vacinas CoronaVac, AstraZeneca e Pfizer.

araquari, no norte de scAraquari, no Norte de Santa Catarina. – Foto: Divulgação ND

Viviane faz um alerta para que esses pacientes respeitem o cronograma estabelecido pela unidade de saúde para que não haja prejuízo na oferta da vacina.

“Essas doses, se desprezadas, irão comprometer o esquema vacinal de quem não compareceu para tomar a sua dose na data correta”, orienta.

De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, o lote do imunizante da Pfizer vence na próxima quinta-feira, 21.

Para que não sejam descartados, a recomendação é de que adolescentes de 12 a 17 anos que precisam tomar a primeira dose da vacina ou ainda adultos que faltam finalizar o esquema vacinal com a segunda dose ou reforço procurem uma Unidade Básica de Saúde.

Confira os locais de vacinação

  • Unidade de Saúde Maria de Fátima Silvano – Centro(47) 3305-0184
  • Unidade de Saúde Joaquim Monteiro Cabral – Porto Grande(47) 3433-1337
  • Unidade de Saúde Rosalina Modesta da Costa – Itapocu(47) 3452-0075
  • Unidade de Saúde João Antônio Ignácio – Rainha(47) 3452-0353
  • Unidade de Saúde Nicanor Corrente – Itinga I(47) 3465-4630
  • Unidade de Saúde Geny Westrupp – Itinga II(47) 3305-8142

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Joinville e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Saúde

Loading...