Com mais de 1 mil pessoas na fila, governo de SC contrata médica geneticista

Contratação da médica ocorreu após o MPSC notificar o Estado para que deflagrasse um concurso público, para um segundo profissional da área no Hospital Infantil Joana de Gusmão

A SES (Secretaria de Estado de Saúde) realizou um processo seletivo para a contratação de um médico geneticista para o Hospital Infantil Joana de Gusmão, em Florianópolis. Na última sexta-feira (13), a fila de espera para conseguir atendimento com o único especialista da área presente no local era de 1.059 pacientes.

Na ação, o MP pediu liminar para contratação emergencial em 30 dias – Foto: Google Street View/Divulgação/NDNa ação, o MP pediu liminar para contratação emergencial em 30 dias – Foto: Google Street View/Divulgação/ND

A contratação da médica ocorreu após o MPSC (Ministério Público de Santa Catarina) notificar o Estado para que deflagrasse um concurso público, para a disponibilização de um segundo profissional da área.

A especialista convocada assumiu a função de forma plena nesta quarta-feira (18), tendo entregue a documentação no dia anterior. Segundo a SES, a contratação não havia sido feita por causa de “várias intercorrências”, como: desclassificação de profissional, desistência da vaga e necessidade de novos processos seletivos.

O médico geneticista é responsável por diagnosticar doenças raras e potencialmente comprometedoras, exigindo um diagnóstico precoce para haver um tratamento eficaz.

A ação já tinha sido proposta, em 2018, pela 10ª Promotoria de Justiça da Comarca da Capital. Na época, já se identificava uma fila de espera longa para a consulta, sendo de 255 crianças e adolescentes no total.

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Saúde

Loading...