Com novo lote da Janssen, veja quando SC deve iniciar dose de reforço

Estado recebeu liberação para iniciar aplicação da dose de reforço do fabricante, mas esbarrava na falta de doses, que não chegavam desde setembro

Após quase três meses, Santa Catarina volta a receber novo lote de vacinas da Janssen na tarde desta quarta-feira (8). De acordo com o cronograma divulgado pelo Ministério da Saúde, serão 29.550 doses destinadas ao Estado.

Santa Catarina volta a receber novo lote de vacinas da Janssen – Foto: Secom/SC/Divulgação/NDSanta Catarina volta a receber novo lote de vacinas da Janssen – Foto: Secom/SC/Divulgação/ND

A informação foi confirmada pelo secretário de Estado da Saúde André Motta Ribeiro. “Recebemos a confirmação do Ministério da Saúde do recebimento de doses da Janssen no dia de amanhã [8]”, escreveu o chefe da pasta.

Motta Ribeiro também ressaltou que esse novo lote de imunizantes será destinado para a dose de reforço em pessoas que receberam a primeira dose do mesmo. A previsão de chegada é para às 14h50 no Aeroporto Internacional Hercílio Luz, em Florianópolis.

Após a chegada, os imunizantes irão ao centro de distribuição em São José, na Grande Florianópolis, para serem repassados às demais cidades do Estado.

Longa espera

Santa Catarina recebeu liberação para aplicar a dose de reforço do imunizante da Janssen no fim de novembro. Contudo, o Estado enfrentava a falta de recebimento de novas doses para iniciar a atividade.

Vale ressaltar que a última remessa com doses fabricadas pela Johnson & Johnson havia desembarcado em território catarinense no dia 20 de setembro.

A Dive/SC (Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina) divulgou na última semana que 256.35 catarinenses já estão aptos a receber a dose de reforço do fabricante.

A aplicação é recomendada a todos aqueles que receberam essa vacina há pelo menos dois meses. Na contramão, mulheres grávidas que foram vacinadas com a Janssen e aguardam a segunda dose, devem receber a aplicação da vacina da Pfizer, recomendada para gestantes.

Variante Ômicron

Com a chegada da variante Ômicron ao Brasil, o Ministério da Saúde tem pressa para acelerar a estratégia vacinal e alcançar aqueles que não retornaram aos postos para completar o esquema primário.

Brasil registrou casos da nova variante da Covid-19 – Foto: Leo Munhoz/NDBrasil registrou casos da nova variante da Covid-19 – Foto: Leo Munhoz/ND

Nesta sexta-feira (3) o sexto caso da variante foi confirmado na região central do Rio Grande do Sul.

+

Saúde

Loading...