Com quatro macacos mortos, Urussanga acende alerta contra febre amarela

Secretária de Saúde do município publicou vídeo para reforçar campanha de vacinação contra a doença; "estamos preocupados"

O município de Urussanga, no Sul de Santa Catarina, está em alerta contra a febre amarela. Isso porque quatro macacos foram encontrados mortos com indícios da doença no município, logo após o registro de mais um caso de febre amarela em um paciente internado em Imbituba, cidade localizada a pouco mais de 100 km de distância.

Urussanga está em alerta para febre amarela – Foto: Nayglon Goulart/Prefeitura de Urussanga/Divulgação/NDUrussanga está em alerta para febre amarela – Foto: Nayglon Goulart/Prefeitura de Urussanga/Divulgação/ND

A situação acendeu o alerta no município. A Prefeitura realiza campanhas para reforçar a vacinação contra a doença. A secretária municipal de Saúde, Ingrid Zanellato, publicou um vídeo para convocar a população a tomar o imunizante para febre amarela.

“Aqui em Urussanga tivemos quatro mortes de macacos. Em virtude disso, estamos reforçando a campanha contra a febre amarela. [..] Essa é uma batalha da qual nós estamos preocupados no momento também”, disse.

Confira o vídeo completo:

Em função disso, a indicação é que as pessoas residentes em Urussanga que ainda não se vacinaram contra a febre amarela procurem a Unidade de Saúde do seu bairro e atualizem sua vacinação.

A vacina é para quem tem de 9 meses a 59 anos de idade e não apresenta critérios de contraindicação. Quem tem mais de 60 anos precisa passar por avaliação médica.

Veja os locais onde os macacos mortos foram encontrados:

Quatro macacos mortos foram encontrados em Urussanga - Divulgação/Prefeitura de Urussanga
1 3

Quatro macacos mortos foram encontrados em Urussanga - Divulgação/Prefeitura de Urussanga

Mortes acenderam alerta para febre amarela no município - Nayglon Goulart/Prefeitura de Urussanga
2 3

Mortes acenderam alerta para febre amarela no município - Nayglon Goulart/Prefeitura de Urussanga

Prefeitura reforça campanha de vacinação - Nayglon Goulart/Prefeitura de Urussanga
3 3

Prefeitura reforça campanha de vacinação - Nayglon Goulart/Prefeitura de Urussanga

Febre Amarela em Santa Catarina

No Estado já foram registrados sete casos da doença, só em 2021, com duas mortes.

A primeira foi de um homem, de 34 anos, morador de Águas Mornas, na Grande Florianópolis. O outro, de um morador de 59 anos, de São Bonifácio, também região da Grande Florianópolis.

Os outros casos já confirmados são de Taió, Águas Mornas, Anitápolis, Blumenau e, por último em Imbituba. Segundo a Dive/SC, nenhum dos casos confirmados tinha registro de vacina no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações.

+

Saúde