Com transmissão comunitária, Sul de Santa Catarina tem 7 casos confirmados de coronavírus

Prefeituras confirmaram novos casos em Imbituba e Gravatal; Tubarão e Braço do Norte já relataram pacientes com a doença

Com transmissão comunitária que impulsionou o decreto de emergência do governo do Estado, a região Sul de Santa Catarina já soma sete casos confirmados de coronavírus. As informações foram divulgadas pelas prefeituras e atualizadas até a tarde desta quinta-feira (19).

Além de Braço do Norte e Tubarão, Imbituba e Gravatal também passam para a lista de municípios com circulação do Covid-19.

Imbituba entra para lista de municípios com casos confirmados de coronavírus – Foto: Google Earth/ReproduçãoImbituba entra para lista de municípios com casos confirmados de coronavírus – Foto: Google Earth/Reprodução

Imbituba

Segundo a Prefeitura de Imbituba, a paciente é uma mulher de 53 anos, que contraiu a doença fora do município. A localidade não foi detalhada. Ela está em isolamento domiciliar e todos os contatos dela são monitorados.

“É um caso de uma paciente que esteve em viagem e retornou à cidade, se contaminou fora. Todos os contatos estão sendo isolados para que a gente possa controlar, mas temos essa confirmação”, assegurou o prefeito Rosenvaldo Júnior (PT).

Leia também

O Município reforça o alerta para que as pessoas não saiam de casa. O Sul do Estado teve confirmada a transmissão comunitária – quando não é mais possível identificar o transmissor original da doença.

Primeiro caso de coronavírus é confirmado em Imbituba. Trata-se de uma mulher de 53 anos que esteve em viagem nos…

Publicado por Prefeitura de Imbituba em Quinta-feira, 19 de março de 2020

Gravatal

O caso de Gravatal apresenta uma particularidade em relação aos outros já confirmados. Segundo a prefeitura, o paciente é um empresário do ramo hoteleiro que foi infectado na cidade. No entanto, ele viajou a São Paulo em seguida e recebeu o diagnóstico no estado paulista.

A prefeitura não informou detalhes sobre a dinâmica do contágio. Às 18h, o governo do Estado realizará coletiva de imprensa, em que deve contabilizar ou não o caso do empresário no balanço de Santa Catarina.

“Alertamos para que as pessoas que tiveram contato, que foram em hotéis [em Gravatal], que se cuidem e se mantenham nas suas casas”, pediu o prefeito em exercício, Wanderlei Marega (MDB).

Ainda conforme a prefeitura, são 50 casos suspeitos no município, sendo 11 testes coletados que aguardam resposta. Apenas um deles está descartado na cidade, que tem pouco mais de 12 mil habitantes.

Em Braço do Norte, município vizinho, são outros três casos confirmados de coronavírus. Já no município de Tubarão, que fica a 36 km ao Sul, são outros dois casos confirmados até o momento.

Dados atualizados pelo Estado

Em boletim atualizado na manhã desta quinta-feira, a Secretaria de Estado da Saúde confirmou 20 casos em Santa Catarina. Esses números, que devem passar por nova atualização, não contabilizam os registros de Gravatal e Imbituba.

A pasta estadual confirmou, até esta manhã, casos de coronavírus em: Florianópolis (6), Balneário Camboriú (4), Braço do Norte (3) Rancho Queimado (2), Joinville (2), Tubarão (2) e São José (1).

+ Saúde