Com UTIs lotadas, Florianópolis tem apenas 18 leitos disponíveis para pacientes graves

Dos 203 leitos, 146 estão ocupados e 39 indisponíveis; atualização da plataforma Covidômetro passa a mostrar apenas dados sobre leitos adultos

A taxa de ocupação dos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) voltou a subir em Florianópolis. Segundo o Covidômetro, plataforma de dados sobre a evolução da doença no município, 91% dos leitos estão ocupados. Assim, a Capital tem apenas 18 vagas em hospitais públicos para novas internações.

Florianópolis tem apenas 18 vagas disponíveis para novas internações em leitos de UTI – Foto: Divulgação/Prefeitura de Araraquara/ND

O número de leitos adultos é de 203. Desse total, 146 estão ocupados e outros 39 indisponíveis — aqui estão incluídos os leitos em limpeza, manutenção etc. O número de leitos de UTI infantil foi retirado do Covidômetro.

Ambas unidades de tratamento infantil não receberam novos leitos para o tratamento da Covid-19. A Maternidade Carmela Dutra conta com 10 leitos de UTI, enquanto o Hospital Infantil Joana de Gusmão tem 26.

Nesta segunda-feira (6), a Maternidade Carmela Dutra estava com 90% dos leitos ocupados, com apenas uma vaga na UTI, enquanto no Hospital Infantil, 69% dos leitos de UTI recebem pacientes e restam oito vagas para novas internações.

Foto: Reprodução/Governo do Estado de Santa Catarina

A reportagem questionou a secretaria municipal de Saúde sobre a exclusão dos dados a respeito dos leitos infantis, mas não obteve retorno até o fechamento da matéria.

Florianópolis tem 25 mortes pela Covid-19

O número de mortes também aumentou, chegando a 25 nesta terça (7). Um das vítimas, uma mulher de 80 anos, estava internada desde o dia 1º de julho na UTI. A secretaria de Saúde não informou em qual hospital a idosa estava, mas comunicou que ela tinha obesidade.

A outra morte aconteceu na última sexta-feira (3), no Hospital Universitário Polydoro Ernani de São Thiago. A vítima foi uma mulher de 65 anos que tinha hipertensão e diabetes.

Foto: Reprodução/Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis

Ao todo, 2.356 pacientes tiveram diagnóstico positivo para a Covid-19 na Capital desde o início da pandemia. Outra plataforma de dados, a Sala de Situação, mostra que desses 748 pacientes ainda estão com o vírus.

+

Saúde