Sabrina Aguiar

sabrina.aguiar@ndtv.com.br Coluna sobre os assuntos de Joinville e região. A economia, segurança pública, política e todos outros fatos por quem vive e pensa sobre as cidades.


Como hospital de Araquari pode melhorar saúde do Norte de SC

Araquari tem hospital em construção e cidades da região Norte de Santa Catarina devem ser beneficiadas

O novo hospital em construção, de Araquari, pode mudar a realidade da saúde no Norte de Santa Catarina quando ficar pronto. As obras estão em andamento e, nesta quinta-feira (15), a Prefeitura da cidade formalizou o pedido de convênio com o Governo do Estado no valor de R$ 10 milhões.

O secretário da Saúde de Santa Catarina, André Mota Ribeiro, esteve no município visitando as instalações da unidade, que vai ficar bem no Centro de Araquari. Mota Ribeiro afirmou em coletiva de imprensa que a pasta tem estado próxima dos municípios e ouvido as demandas de cada local.

Coletiva de imprensa feita durante visita de Secretário de Estado da Saúde – Foto: Dani Lando/NDTVColetiva de imprensa feita durante visita de Secretário de Estado da Saúde – Foto: Dani Lando/NDTV

As obras iniciaram em outubro de 2019, por uma organização social, mas desde janeiro, o poder público municipal assumiu a responsabilidade pela construção. Neste momento, o projeto está sendo atualizado.

“Para que pudessemos dar sequência, rompemos o contrato anterior, indenizamos a empresa e estamos fazendo as parcerias. Antes não conseguíamos receber verbas e emendas dos deputados, tivemos que usar em outras obras, mas o hospital é prioridade e estamos otimistas com a parceria do governo estadual”, comenta Clenilton Pereira, Prefeito de Araquari.

O futuro Complexo de Saúde deve atender 100% pela rede pública  e receberá pacientes dos municípios vizinhos, como reforçou o chefe do executivo. “O hospital de Araquari é de toda a região. Poderemos atender pessoas de São Francisco do Sul, Balneário Barra do Sul, São João do Itaperiú e também Joinville, que hoje tanto nos ajuda”, completou.

O projeto prevê a construção de um pronto atendimento, um centro de diagnóstico, policlínica, 100 leitos de internação e 10 leitos de unidade de terapia intensiva.

Obra do novo hospital de Araquari – Foto: Prefeitura de AraquariObra do novo hospital de Araquari – Foto: Prefeitura de Araquari

Hospital de Araquari vai atender cidades próximas

Ana Maria Groff Jansen, diretora executiva do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Nordeste de Santa Catarina (CisNordeste), afirma que o novo hospital está numa localização privilegiada e que pode atender demandas reprimidas da região – como as cirurgias eletivas de média complexidade, que não necessitam de UTI.

“Esse hospital de Araquari pode solucionar um grande déficit de leitos para saúde mental, como também para pacientes geriátricos. É possível oferecer desde terapias até procedimentos complementares para tratar Mal de Parkinson e Alzheimer. Hoje em dia, esses atendimentos são dispersos e cada local faz um pedacinho. O grande objetivo dessa nova unidade é analisar e resolver as demandas de saúde que a região precisa”, completa Ana Maria.

*Mikael Melo cobre interinamente a coluna de Sabrina Aguiar

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Joinville e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Loading...