Como SC lida com a chegada de turistas no verão e o possível Carnaval em meio à pandemia

Secretário Estadual de Saúde, André Motta Ribeiro, concedeu entrevista ao Grupo ND e abordou os temas nesta segunda-feira (22)

O secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, concedeu entrevista exclusiva ao Grupo ND na tarde desta segunda-feira (22). Entre os temas abordados estão a preparação de Santa Catarina para a temporada de verão, onde deve receber milhares de turistas, e o Carnaval de 2022.

André Motta Ribeiro fala sobre o momento atual da pandemia em SC – Foto: Ian Sell/NDAndré Motta Ribeiro fala sobre o momento atual da pandemia em SC – Foto: Ian Sell/ND

Segundo o chefe da pasta, ações estão sendo discutidas entre governo e cidades para que a chegada de mais pessoas não implique em um novo aumento de casos da pandemia da Covid-19, uma vez que Santa Catarina está em um momento de melhora nos números.

“Serão discutidos alguns pontos para o verão como a quantidade de barreiras sanitárias. Estamos em contato com a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para recepcionar turistas em portos e aeroportos. Isso tudo precisa ser colocado em um grande debate para que a gente possa colocar da melhor forma possível”, disse.

“Santa Catarina ‘paga o preço’ por ser um Estado muito bonito, todos querem vir para cá. Estamos discutindo várias ações educativas também para turistas e a nossa população que serão divulgadas nas redes sociais”, reforça o secretário.

Chegada de turistas

A previsão do setor hoteleiro é que a taxa de ocupação dos hotéis de Santa Catarina para o fim de ano supere os 80%.

“A nossa expectativa é muito boa. Nós já estamos na casa dos 80% de ocupação na rede hoteleira de todo o Estado. Aguardamos com bastante entusiasmo. Esses índices já são melhores, muito melhores que os de 2020, durante a pandemia no ano passado”, afirmou o diretor regional da ABIH-SC (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Santa Catarina), Carlos Roberto Klaus.

Santa Catarina deve receber grande número de turistas na temporada de verão – Foto: Leonardo Sousa/Divulgação/NDSanta Catarina deve receber grande número de turistas na temporada de verão – Foto: Leonardo Sousa/Divulgação/ND

Carnaval

Questionado sobre a possibilidade de haver Carnaval em 2022 e isso possibilitar um aumento de casos do coronavírus em Santa Catarina, Motta Ribeiro afirmou que o Estado trabalha com uma gestão de crise baseada no momento atual da pandemia.

Carnaval deve voltar a acontecer em 2022 – Foto: Petra Mafalda/PMF/Arquivo/NDCarnaval deve voltar a acontecer em 2022 – Foto: Petra Mafalda/PMF/Arquivo/ND

“Tomamos uma atitude, acompanhamos o resultado disso e assim agimos. Ainda é cedo para falar de Carnaval. Precisamos entender que o que vai nos proteger de fato é a vacina. Se tivesse algo para falar sobre o Carnaval hoje é que todos nós estejamos vacinados”, declarou o secretário.

“O que não pode acontecer é ter eventos clandestinos como houve no início de 2021, com pessoas sem máscaras proliferando o vírus em um momento onde não havia grande cobertura vacinal para a população”, completa.

Até o fim da tarde desta segunda-feira, Santa Catarina tem 66,35% da população com duas doses ou dose única da vacina contra a Covid-19. O número corresponde a 4.811.947 pessoas.

+

Saúde

Loading...