Como será a vacinação nos municípios da Foz do Rio Itajaí

Governo do Estado espera que os municípios comecem a vacinação em até 24h, a partir da chegada da vacina

Alguns municípios da Região da Foz do Rio Itajaí já estão na expectativa para receber sua cota das 144 mil doses das vacinas, disponibilizadas pelo governo Federal.

A expectativa é que até esta quarta-feira (20) os municípios catarinenses comecem a vacinar a população. De acordo com o ministro da Saúde Eduardo Pazuello, neste primeiro momento, os Estados receberão 8 milhões de doses divididas proporcionalmente a população para o início da primeira fase.

A segunda etapa deve começar em fevereiro, com previsão de envio de 30 milhões de doses pelo ministério. A vacinação será aplicada primeiro no grupo prioritário dividido em quatro fases. Primeiramente serão os trabalhadores da saúde, logo após os idosos de 75 anos ou mais.

Itajaí conta com 300 mil insumos para o início da vacinação – Foto: Mateus Nunes/NDTVItajaí conta com 300 mil insumos para o início da vacinação – Foto: Mateus Nunes/NDTV

Internos de instituições de longa permanência, como asilos, receberão a vacina nos locais onde residem. O total de doses estimadas para este primeiro grupo é de cerca de 20 mil (com a primeira e segunda dose).

Logo depois serão as pessoas de 60 a 74 anos. Para esta etapa, são estimadas cerca de 40 mil doses. Na terceira fase estão as pessoas que apresentam comorbidades crônicas e, encerrando a imunização dos grupos prioritários, serão vacinados os professores das escolas públicas e privadas; profissionais das forças de segurança e salvamento.

Balneário Camboriú

Balneário Camboriú já garantiu os insumos necessários para a imunização assim que chegarem as primeiras doses. Para a vacinação de todo o grupo prioritário, o município calcula que serão necessários 72.874 doses, já calculando a primeira e a segunda fase.

Para isso, a cidade já possui cerca de 60 mil seringas em estoque, e de imediato, adquiriu mais 30 mil para serem utilizadas no processo, totalizando cerca de 90 mil kits de seringas, agulhas e demais insumos disponíveis.

Balneário Camboriú também já possui espaço nas câmaras de refrigeração existentes para estas doses, e além disso, está adquirindo duas novas câmaras, que após a vacinação ficarão como melhoria permanente nas unidades.

Itajaí

Mais de 30 unidades de saúde em Itajaí estão prontas para o armazenamento das 10 mil doses da vacina que serão aplicadas na primeira fase de vacinação.

O município conta ainda com mais de 300 mil insumos como seringas para para iniciar a imunização a qualquer momento. Serão 90 vacinadores que estão preparados para aplicar o imunizante.

Região da AMFRI

A sede da Polícia Federal em Itajaí foi informada da possibilidade de fazer a escolta policial da chegada dos imunizantes aqui na região, mas há chances de que as vacinas não cheguem pelo Aeroporto de Navegantes.

Enquanto a vacina ainda não é disponibilizada para a região, prefeituras da AMFRI (Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí) informaram que já estão prontas para receber as doses.

O governo do Estado espera que os municípios comecem a vacinação em até 24h, a partir da chegada da vacina.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Itajaí e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.

+

Saúde