Confira a vacinação de idosos acima de 90 anos contra Covid-19 na Grande Florianópolis

Imunização na Capital, São José e Palhoça será por drive-thru; Santa Catarina destina 42.500 doses para a próxima fase

A vacinação contra Covid-19 em idosos com mais de 90 anos inicia esta semana em Florianópolis, Palhoça e São José. Nos dois primeiros municípios, a data marcada é esta quarta-feira (10). Em São José, a previsão é para esta terça (9).

Com uma nova remessa de 85 mil doses da CoronaVac, que chegou ao Estado no domingo (7), apenas metade (42.500) será encaminhada aos municípios para iniciar a nova fase de imunização.

profissional da saúde vacina idosoFlorianópolis e Palhoça devem iniciar imunização de idosos acima de 90 anos nesta quarta-feira (10)  – Foto: Freepik/Divulgação/ND

Além dos idosos com 90 anos ou mais de idade, essas doses também darão continuidade à vacinação dos trabalhadores de saúde. A outra metade ficará armazenada para garantir a aplicação da segunda dose nos grupos prioritários.

Florianópolis

Na Capital, o prefeito Gean Loureiro (DEM) anunciou em sua página no Twitter nesta segunda (8) que a vacinação no município será por meio de drive-thru na região central, com 30 equipes de vacinadores se deslocando à casa dos idosos. De acordo com o prefeito, a imunização será realizada em três dias.

Os idosos deste grupo que não poderão ir ao drive-thru, poderão entrar em contato com centro de saúde do bairro para agendar a visita na residência. Os familiares também poderão fazer isso por ele. Para ter mais informações, ligue para o Alô Saúde, no 0800 333 3233.

Até o momento, foram imunizados 9.403 pessoas contra a doença em Florianópolis, de acordo com o mapa de vacinação contra Covid-19 do Grupo ND.

Após a vacinação da 4ª etapa (90 anos ou mais), as doses começam a ser aplicadas em idosos entre 85 e 89 anos, de forma escalonada, de acordo com o planejamento do Estado. 

São José

Em São José a vacinação de idosos acima de 90 anos começa nesta terça-feira (9). A imunização será por sistema de drive-thru, das 8h às 17h, no Clube 1º de junho, no bairro Centro Histórico.

Segundo a prefeitura, idosos acamados ou com dificuldade locomotora, já acompanhados por equipes de saúde, serão imunizados em casa.

Para receber a vacina, é necessário que o idoso apresente o comprovante de residência e identidade, comprovando a idade e que reside em São José.

Palhoça

O município também irá realizar a imunização em idosos acima de 90 anos em sistema drive-thru a partir desta quarta, na Estação Palhoça, das 13h às 17h.

O responsável legal pelo idoso acamado com mais de 90 anos deve entrar em contato com a unidade de saúde do seu bairro para agendar a aplicação da primeira dose a domicílio.

Nesta quarta fase também está prevista a vacinação de profissionais liberais de saúde do município. O profissional pode entrar em contato com a Vigilância Epidemiológica, por telefone, para verificar se está enquadrado nos requisitos para receber a vacina. Os números para contato são o 3047-5562 e o 3047-5563.

Nesta semana, a secretaria também inicia a aplicação da segunda dose da vacina para todos os profissionais de saúde (das redes pública e particular).

Segundo a Secretaria de Saúde do município, foram imunizadas 2.553 pessoas até o momento.

A reportagem tentou contato com a assessoria do município de Biguaçu na manhã desta terça-feira, mas não recebeu retorno até as 8h30.

Acesse e receba notícias da Grande Florianópolis pelo WhatsApp do ND+

Entre no grupo
+

Saúde