Confira cinco dicas de cuidados para quem já teve a Covid-19

ND+ listou alguns cuidados para as pessoas que já contraíram a doença e se recuperaram; planejamento e atenção com a mente estão entre eles

Muitas pessoas nos últimos meses acabaram infectadas pelo vírus Sars-CoV-2, responsável pela doença Covid-19. Os sintomas mais comuns relatados foram falta de ar, febre, náusea e perda de olfato e paladar.

Planejamento nas tarefas domésticas é um dos cuidados para quem já teve a Covid-19 – Foto: Pixabay/NDPlanejamento nas tarefas domésticas é um dos cuidados para quem já teve a Covid-19 – Foto: Pixabay/ND

Por outro lado, muitos pacientes já conseguiram se recuperar da doença. É sempre importante reforçar os cuidados para quem já teve a Covid-19, pois mesmo depois da recuperação, é preciso ficar atento ao corpo e à saúde.

O ND+ listou cinco dicas de cuidados para quem já contraiu a doença.

Planejamento: para quem já foi internado e recebeu alta do hospital, é possível que os sintomas da Covid-19, como a falta de ar e dificuldade de respirar, ainda estejam presentes no organismo.

Dessa forma, para minimizar incômodos e não desgastar a saúde, os pacientes devem planejar com as pessoas que dividem a casa como será a execução de tarefas domésticas e atividades físicas (nesse caso encaixa-se qualquer movimento como subir e descer escadas, passear com pets, etc).

Manter a postura: quando for realizar as tarefas, comece fazendo tudo sentado para evitar o cansaço. Utilize uma cadeira ou a cama para ajudar a escovar os dentes, tomar banho ou trocar de roupa. Quando sentir que seu corpo está mais forte, tente manter a postura ereta para auxiliar na respiração.

Escolha melhores utensílios: na hora das refeições, procure optar por itens que irão auxiliar a comer de forma mais tranquila. Utilize canudos ou canecas com alça para beber algo e coloque o prato em local mais elevado para facilitar no trajeto até a boca, se necessário.

Busque estímulos: caso sinta indisposição ao voltar à rotina, busque encontrar algo que estimule ao retorno. Escutar músicas, ver fotos antigas, escrever em um diário, ler revistas ou livros são boas alternativas.

Atenção com a mente e a alimentação: não é apenas o corpo que requer cuidados, mas também a mente. Para preservá-la, mantenha o contato com pessoas do seu ciclo social e procure comer alimentos mais leves ao longo do dia. À noite, busque algo mais leve na refeição e evite bebidas com cafeína antes de dormir.

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