Confira como está a vacinação dos trabalhadores industriais em municípios do Sul de SC

Em Morro da Fumaça a vacinação de primeiras doses da vacina contra a Covid-19 está suspensa temporariamente; confira

A vacinação contra a Covid-19 em trabalhadores da indústria tem avançado em municípios do Sul de Santa Catarina. Uma semana após a inclusão na vacinação do novo grupo prioritário, em Criciúma já foram aplicadas mais de três mil doses para a faixa etária de trabalhadores entre 30 e 39 anos.

Já em Içara, na última semana, as doses se esgotaram em questão de horas. Nesta segunda-feira (12), também, as senhas para vacinação dos trabalhadores esgotaram em questão de minutos. Em Nova Veneza, a vacinação segue nesta terça-feira (13).

Em Nova Veneza, a imunização para os trabalhadores da indústria segue nesta terça-feira (13) – Foto: Lucas Sabino/ Divulgação/PMNV/NDEm Nova Veneza, a imunização para os trabalhadores da indústria segue nesta terça-feira (13) – Foto: Lucas Sabino/ Divulgação/PMNV/ND

Poucas doses

Uma reclamação tem sido constante em alguns municípios: as poucas doses para a vacinação dos trabalhadores da indústria. Em Morro da Fumaça estão temporariamente suspensas a imunização com primeira dose de trabalhadores da indústria e por faixa etária devido ao término das doses da vacina.

De acordo com determinação do governo do Estado, de todas as doses da vacina contra a Covid-19 recebidas nos municípios 30% devem ser destinadas para a imunização dos trabalhadores da indústria.

“Não conseguimos vacinar todos, pois o que recebemos não é suficiente para isso”, esclarece o secretário de saúde de Içara, Sandro Ressler. “A quantidade de vacinas que recebemos é pequena, por isso o critério para receber a vacina, deste grupo, é por ordem de chegada”, completa o secretário de Saúde de Nova Veneza, César Pasetto. Confira:

Siderópolis amplia vacinação para trabalhadores da indústria

Em Siderópolis foi ampliada nesta segunda-feira (12) a vacinação para trabalhadores industriais e da construção civil. A ação realizada das 17h às 19 horas, na rodoviária municipal atendeu trabalhadores acima de 35 anos de idade. Foram aplicadas 69 doses do imunizante.
A vacinação deverá seguir nesta terça-feira (13). É necessário levar declaração da empresa, cartão SUS e comprovante de residência para receber a primeira dose do imunizante.

O município começou a vacinação neste grupo com idade entre 37 e 39 anos de idade, na última semana. Paralela a esta ação, continua sendo realizada a vacinação da população em geral em pessoas com 38 anos ou mais nas Unidades Básicas de Saúde do Município.

Imunização dos trabalhadores segue nesta terça-feira (13)

Em Nova Veneza, a imunização para os trabalhadores da indústria seguirá nesta terça-feira (13), nas cinco salas de vacinação do município. Das 412 doses dos imunizantes que a Secretaria de Saúde recebeu, 123 serão destinadas a este grupo prioritário. As vacinas serão aplicadas por ordem de chegada nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos bairros Bortolotto, Bortoluzzi, Caravaggio, São Bento Baixo e São Francisco.

O secretário de saúde, César Pasetto, destaca que o número de doses ainda é baixo. “A quantidade de vacinas que recebemos é pequena, por isso o critério para receber a vacina, deste grupo, é por ordem de chegada. Acabando este lote, as pessoas que não conseguirem receber o imunizante amanhã, terão que esperar a próxima remessa”, explica.

O funcionário, para receber a vacina, precisa levar uma declaração da empresa, com o número do CNAE assinada e carimbada, carteira de trabalho ou folha de pagamento, comprovante de residência, CPF e documento com foto.

O município também iniciou nesta segunda-feira (12) a imunização das pessoas com 40 e 41 anos. Para este grupo, os agendamentos estão sendo feitos pelas agentes comunitárias de saúde.

Senhas para vacinação esgotam em 15 minutos

Em Içara, foram necessários apenas 15 minutos para acabar com os números na fila do agendamento da vacina contra o Covid-19 nesta segunda-feira (12) na Vigilância Epidemiológica. Ao todo, serão apenas 228 doses na segunda etapa da vacinação dos funcionários das indústrias. As vacinas agendadas serão aplicadas na manhã desta terça-feira (13) no mesmo local.

Cabe à Secretaria de Saúde de Içara apenas organizar a distribuição, com agendamento e aplicação das vacinas, porém a quantidade de doses é uma prerrogativa do Governo do Estado que recebe os imunizantes da União.

“Nós tentamos organizar da melhor maneira possível para que as pessoas não esperem na fila e o cidadão não perca seu tempo. Porém, não conseguimos vacinar todos, pois o que recebemos não é suficiente para isso”, esclareceu o secretário de Saúde, Sandro Ressler.
Independente da vacinação para os funcionários das indústrias, segue o agendamento para as pessoas com idade superior a 40 anos em todas as 19 unidades de saúde.

Morro da fumaça sem doses para vacinação

Em Morro da Fumaça, a vacinação para trabalhadores da indústria está temporariamente suspensa para a aplicação da primeira dose. As doses acabaram nesta segunda-feira (12). Da mesma forma, a vacinação por faixa etária, também, aguarda a chegada de um novo lote para que seja dada continuidade.

O Município iniciou a vacinação para trabalhadores da indústria no sábado (10), foram 59 doses destinadas ao grupo prioritário. Nesta segunda-feira (12) a imunização ocorreu para os trabalhadores entre 30 e 34 anos na Unidade Básica de Saúde do bairro Cohab. A previsão e que um novo lote de vacinas chegue entre terça-feira (13) e quarta-feira (14).

Mais de três mil doses aplicadas em Criciúma

Em Criciúma, a vacinação para os trabalhadores da indústria iniciou neste sábado (10) para a faixa etária entre 30 e 39 anos. Foram destinadas ao grupo prioritário 3,5 mil doses da vacina contra a Covid-19.

Até o momento, já foram aplicadas 3.091 doses para os trabalhadores industriais.

Os trabalhadores da indústria precisarão comprovar residência no município, se cadastrar no site Minha Vacina e anexar a declaração emitida pelo representante legal da empresa com a indicação da Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE). O documento e os 49 ramos contemplados também estão disponíveis no portal (minhavacinacriciuma.com.br/site/documentacao). No dia de aplicação, os profissionais precisam levar o comprovante de residência e documento com foto.

Até o momento 93.767 pessoas receberam a primeira dose e 29.560 a segunda dose. Já 6.789 receberam a vacina da Janssen de dose única. No total já foram aplicadas 130.125 doses em Criciúma. A aplicação da segunda dose segue o cronograma conforme vacina aplicada.

Além da vacinação dos trabalhadores, Criciúma iniciou nesta segunda-feira (12) a imunização de pessoas com 38 anos ou mais, além dos outros grupos prioritários.

+

Saúde

Loading...