Confira como será a vacinação no Norte e Nordeste de Santa Catarina

Cidades começam a receber as doses da vacina contra o coronavírus nesta terça-feira (19)

Santa Catarina vive uma grande expectativa com a chegada das primeiras doses da vacina contra o coronavírus. E a maioria dos municípios do Norte e do Nordeste do Estado devem iniciar a vacinação ainda nesta terça-feira (19). O ND+ entrou em contato com as 26 cidades da região para saber como será o início da imunização. Confira!

Garuva

Garuva deve receber 108 doses da vacina (23 para indígenas e 85 para profissionais de saúde). A aplicação começa na quarta-feira (20), às 10 horas. Os profissionais de saúde serão vacinados em suas unidades de saúde e os indígenas nas aldeias onde vivem.

São Bento do Sul

Na cidade do Planalto Norte, a expectativa é que as vacinas cheguem ainda nesta terça-feira (19), com início da vacinação na próxima quarta. 390 doses devem ser disponibilizadas para São Bento do Sul neste primeiro momento.

O primeiro grupo a ser vacinado é o de profissionais de saúde, na seguinte ordem: profissionais que atuam nas UTIs Covid-19; profissionais que atuam nas emergências da Covid-19; profissionais que atuam no atendimento clínico hospitalar da Covid-19; profissionais do Samu; trabalhadores de instituições de longa permanência de idosos e de residências inclusivas equipes que estarão diretamente envolvidas na vacinação nesta primeira etapa.

Todos serão vacinados em seus postos de trabalho. O primeiro a receber a imunização deve ser um enfermeiro ou enfermeira da UTI do Hospital Sagrada Família.

São João do Itaperiú

São João do Itaperiú deve receber 28 doses da vacina ainda nesta terça. A vacinação começará na quarta (20), na sala de vacina da Unidade Central. No primeiro momento, serão vacinados os profissionais de saúde que atuam no combate ao coronavírus.

A princípio, a primeira pessoa a receber a vacina na cidade será a técnica em enfermagem Karoline Bento da Silva, de 30 anos.

A técnica em enfermagem Karoline Bento da Silva será a primeira pessoa vacinada em São João do Itaperiú – Foto: Redes sociais/NDA técnica em enfermagem Karoline Bento da Silva será a primeira pessoa vacinada em São João do Itaperiú – Foto: Redes sociais/ND

“É um momento histórico e que nos dá esperança de poder voltar à normalidade. A população precisa se conscientizar da importância dessa vacina, porém mais importante ainda é continuarmos sendo rigorosos com as medidas preventivas. Não podemos relaxar agora,” disse o prefeito Clézio José Fortunato.

Barra do Sul

Barra do Sul, no Litoral Norte, deve receber 169 doses da Coronavac (47 para idosos, 44 para indígenas e 78 para profissionais de saúde). As doses serão recebidas ainda hoje e a vacinação deve começar na quarta (20), ainda sem horário definido. 

Na primeira fase, a vacinação será realizada por meio de equipes volantes da Secretaria de Saúde Municipal, com visita técnica às instituições do público alvo para vacinação dos idosos institucionalizados e profissionais. Aos trabalhadores da saúde, a vacinação será realizada na unidade de serviço público e privado; os indígenas serão encaminhados ao Polo Base, órgão competente para vacinação; com os idosos acima de 75 anos, a ação vai acontecer com equipes volantes, de forma estratégica em todos os bairros da cidade.

Jaraguá do Sul

Jaraguá do Sul deve receber 1.322 doses da vacina ainda na tarde desta terça (19), 127 para idosos e 1.195 para profissionais de saúde. A primeira remessa deve ser aplicada nos locais de trabalho dos profissionais. O primeiro vacinado será o médico Cristóvão Baptista, que tem 61 anos, é hipertenso e trabalha na linha de frente da Covid-19.

Cristóvão Baptista será o primeiro vacinado em Jaraguá do Sul – Foto: Divulgação/NDCristóvão Baptista será o primeiro vacinado em Jaraguá do Sul – Foto: Divulgação/ND

Araquari

Em Araquari, os primeiros vacinados serão os profissionais de saúde da rede pública. Um ato simbólico de início da vacinação deve ocorrer ainda nesta terça, na prefeitura e a primeira pessoa vacinada será a enfermeira Ana Paula dos Reis, que atua no município há 20 anos. Depois, os demais serão vacinados nas seis salas de vacinação.

O município deve receber 355 doses da Coronavac (13 para idosos, 185 para indígenas e 157 para profissionais de saúde). 

Ana Paula dos Reis será a primeira vacinada em Araquari – Foto: Redes sociais/NDAna Paula dos Reis será a primeira vacinada em Araquari – Foto: Redes sociais/ND

Campo Alegre

Campo Alegre vai receber 93 doses (33 para idosos e 60 para profissionais da saúde). A previsão é que a imunização comece assim que as vacinas chegarem, ainda nesta terça-feira (19).

Neste primeiro momento, serão vacinadas as pessoas com 60 anos ou mais que vivem permanentemente na ala geriátrica do Hospital São Luiz e os profissionais de saúde. Todos serão vacinados na unidade central de saúde com agendamento.

A primeira vacinada será a técnica de enfermagem Sirlone de Souza Carneiro.

Canoinhas

Canoinhas, no Planalto Norte, vai receber 428 doses da vacina (49 para idosos e 379 para profissionais de saúde). O primeiro a ser vacinado deve ser o médico Nizomar Filho, responsável pela ala da Covid-19 no Hospital Santa Cruz.

Nizomar será a primeira pessoa vacinada em Canoinhas – Foto: Redes sociais/NDNizomar será a primeira pessoa vacinada em Canoinhas – Foto: Redes sociais/ND

Massaranduba

Massaranduba vai receber 90 doses da Coronavac e espera iniciar a vacinação entre terça e quarta. Os primeiros vacinados serão os profissionais de saúde, começando por Nereli Terezinha Marcansoni, técnica em enfermagem que atua há oito anos na cidade.

Joinville

Na maior cidade de Santa Catarina, a vacinação já começou. Na tarde desta terça-feira (19), a copeira do Hospital São José Rosângela de Oliveira Cardoso recebeu a primeira dose da vacina. Depois, outros sete profissionais foram vacinados.

Rosangela foi a primeira pessoa vacinada em Joinville – Foto: Reprodução/NDTVRosangela foi a primeira pessoa vacinada em Joinville – Foto: Reprodução/NDTV

Neste primeiro momento, a cidade recebe 5.624 doses (882 para idosos e 4.742 para profissionais da saúde). Os idosos serão vacinados nos asilos e casas de repouso em que vivem, enquanto os agentes de saúde serão imunizados em seus locais de trabalho.

Corupá

A cidade de Corupá vai iniciar a vacinação ainda nesta terça. Um ato simbólico está previsto para às 15h30, na Central Covid, onde a enfermeira Isolete Steciuk Ratico, que trabalha há 26 anos na área da saúde do município, será a primeira vacinada.

Corupá vai receber 73 doses e serão priorizados os trabalhadores da saúde que atuam na linha de frente no combate ao Covid. Todos serão vacinados nos seus postos de trabalho.

Isolete será a primeira vacinada em Corupá – Foto: Divulgação/NDIsolete será a primeira vacinada em Corupá – Foto: Divulgação/ND

Rio Negrinho

Em Rio Negrinho, a vacinação ainda não tem data prevista para começar. “Tudo depende do horário de chegada das vacinas e da operação do sistema de controle dos pacientes. A cidade está migrando os dados para a plataforma que já existe, evitando utilizar a ferramenta do governo. Caso essa última seja usada, será preciso cadastrar paciente por paciente na hora da vacinação, o que torna o processo menos ágil”, informou a prefeitura.

Primeiro, serão vacinados os profissionais da linha de frente da Covi-19 e depois os demais agentes de saúde, todos em seus locais de trabalho. Em seguida, serão vacinados os idosos com mais de 75 anos. A cidade deve receber 213 doses (35 para idosos e 178 para profissionais da saúde). A primeira pessoa a receber a vacina em Rio Negrinho será a médica Anna Luiza Cauduro de Miranda, que atua no Centro de Triagem e Atendimento ao Coronavírus.

Anna Luiza será a primeira pessoa vacinada em Rio Negrinho – Foto: Redes sociais/NDAnna Luiza será a primeira pessoa vacinada em Rio Negrinho – Foto: Redes sociais/ND

Porto União

Porto União, no Planalto Norte da cidade, deve receber 357 doses (25 para indígenas e 307 para profissionais de saúde). Os primeiros vacinados serão os profissionais que atuam na linha de frente da Covid-19.

Guaramirim

Em Guaramirim, a vacinação começa na quarta-feira (20) e os profissionais de saúde que atuam no Centro de Triagem e no Hospital Municipal Santo Antônio serão os primeiros vacinados. A cidade vai receber 198 doses.

Papanduva

A vacinação em Papanduva deve iniciar ainda nesta terça-feira (19), assim que as 84 doses chegarem à cidade. A primeira pessoa a receber a vacina será a auxiliar de enfermagem Tereza Mageroski Jastrombeck. Os profissionais serão vacinados no SUS Central.

Tereza será a primeira pessoa a receber a vacina em Papanduva – Foto: Redes sociais/NDTereza será a primeira pessoa a receber a vacina em Papanduva – Foto: Redes sociais/ND

São Francisco do Sul, Mafra, Barra Velha, Major Vieira, Itaiópolis e Irineópolis ainda não divulgaram as informações a respeito do início da vacinação. A reportagem será atualizada com a resposta quando os municípios responderem.

O ND+ tentou contato com as prefeituras de Três Barras, Schroeder, Monte Castelo, Itapoá e Bela Vista do Toldo, mas não houve retorno até o fechamento desta matéria.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Joinville e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.

+

Saúde