Confira o que muda nos decretos dos municípios da Grande Florianópolis

Medidas anunciadas nesta sexta-feira (4) alteram apenas alguns pontos dos decretos já vigentes, ou seja, o restante permanece funcionando com a mesma capacidade e restrições

As prefeituras dos municípios da Grande Florianópolis atualizaram nesta sexta-feira (4) os decretos com as medidas restritivas de combate ao contágio da pandemia do novo coronavírus.

Confira o que muda nos decretos dos municípios da Grande Florianópolis – Foto: Anderson Coelho/ND

Entre as alterações destacadas pela prefeitura de Palhoça – válidas até a próxima sexta-feira (11) – está a retomada da prática de esporte recreativo. Além disso, a taxa de ocupação dos supermercados é de 50%.

Assim como está proibida a permanência de pessoas nos ambientes ao ar livre, como parques, praças e calçadões durante finais de semanas e feriados. Conforme a alteração realizada nesta sexta, fica permitido apenas atividades relacionadas à prática esportiva.

Tanto Florianópolis como Palhoça permitem as atividades de ensino presencial, realizadas em estabelecimentos privados, para a modalidade de cursos livres. As instituições de ensino poderão funcionar com capacidade de 30% e distanciamento de 1,5 metro entre os alunos.

Enquanto as alterações do decreto de Palhoça estão valendo até a próxima sexta-feira (11), as mudanças do decreto de São José valerão até o dia 14 de setembro.

As demais atividades permanecem funcionando com as mesmas restrições de horários e capacidade de atendimento conforme os decretos anteriores. 

Confira as demais mudanças:

Restaurantes, food parks, lanchonetes, cafeterias e bares:

  • Florianópolis: Assim como os demais municípios, a lotação máxima será de 30%, podendo ficar aberto com atendimento ao público no espaço interno, todos os dias da semana. A entrada do último cliente poderá acontecer até 23h e o encerramento das atividades às 00h. As mesmas atividades poderão manter cadeiras e mesas nas areias das praias até às 18h.
  • São José: Liberado o atendimento de clientes no próprio estabelecimento, mas respeitando o distanciamento de 1,5 metro entre as mesas. Esses comércios poderão funcionar todos os dias, receber clientes até 23h e encerrar as atividades às 00h. Além disso, fica proibido qualquer atrativo como, por exemplo, espaços kids, jogos de sinuca, boliches e similares.
  • Palhoça: O atendimento fica permitido até 00h e inclusive atrações com voz e violão, mantendo as regras de isolamento de, no mínimo, dois metros dos demais.

Shoppings

  • Florianópolis: Seguirão funcionando das 12h ás 20h, reduzindo a taxa de ocupação máxima para 40% da capacidade estabelecida. No caso de galerias e centros comerciais, segue permitido o funcionamento de segunda à sábado, ficando proibido a prova de roupas.
  • São José: Os shoppings poderão funcionar todos os dias da semana das 12h às 20h, mas com ocupação máxima de 40% do permitido no alvará. Assim como no decreto original, segue proibido provar roupas em provadores, banheiro ou qualquer local semelhante. As medidas entram em vigor a partir da próxima terça-feira (8). Além disso, as praças de alimentação dentro dos shopping poderão funcionar até 22h.
  • Palhoça: Poderão funcionar com 50% da capacidade estabelecida no alvará.  Assim como controlar a entrada de pedestres e indicar as vagas de estacionamentos.

Práticas esportivas:

  • Florianópolis: Fica permitida a utilização das arenas de esportes públicos para prática e treinamento de até quatro pessoas por quadra, com respeito ao distanciamento mínimo de 4m (quatro metros).
  • São José: Fica autorizado o funcionamento dos complexos e arenas esportivas, exclusivamente para a prática de treinamento de até quatro pessoas por quadra, também respeitando o distanciamento de 4m.
  • Palhoça: Permitido a retomada da prática de esporte recreativo.
+

Saúde