Confira os bairros que lideram o número de casos de dengue em Joinville

Cidade do Norte catarinense já registrou mais de 2.700 casos da doença nos primeiros quatro meses do ano

Além de lidar com a pandemia da Covid-19, Joinville, no Norte de Santa Catarina, também vem enfrentando outro problema de saúde pública: a dengue. Só nos primeiros quatro meses do ano, a cidade já registrou mais de 2.700 casos da doença e 5.859 focos do mosquito Aedes aegypti.

Mais de 2.700 casos da doença já foram confirmados em Joinville em 2021 – Foto: Freepik/ReproduçãoMais de 2.700 casos da doença já foram confirmados em Joinville em 2021 – Foto: Freepik/Reprodução

A pior situação está no bairro Petrópolis, na zona Sul, com 622 casos confirmados. Em seguida vem o Itaum (490) e o Floresta (260). Já em relação aos focos, o Aventureiro é quem lidera com 494, seguido do Costa e Silva (291) e o Boa Vista (258).

Além da dengue, o mosquito também transmite o zika vírus, chikungunya e febre amarela. O crescente número de focos positivos também gera outro alerta a população de Joinville: a existência de duas variantes do vírus, que atualmente circulam no município, além de uma terceira encontrada em outras regiões de Santa Catarina.

Em casos suspeitos de dengue, a orientação é procurar atendimento médico em uma Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF), especialmente diante da presença de sinais de alarme em que, no período de efervescência da febre ou durante a palpação do abdômen, haja dor abdominal intensa e contínua, além de vômitos persistentes e sangramento da mucosa.

Prevenção e combate à dengue

A Vigilância Ambiental de Joinville realiza medidas de combate ao mosquito, como manutenção de armadilhas e estações disseminadoras de larvicida, visitas a 600 pontos estratégicos e retirada de lixo e entulho de terrenos.

Além disso, a população também deve contribuir com atitudes simples, como eliminar água armazenada em locais que podem se tornar criadouros, tais como vasos de plantas, galões de água, garrafas, piscinas sem uso e sem manutenção e, até mesmo, pequenos recipientes.

Outra dica para prevenir a doença é usar roupas que minimizem a exposição da pele durante o dia, período em que os mosquitos são mais ativos, utilizar repelentes e inseticidas de acordo com as instruções do rótulo, e mosquiteiros para proteger pessoas que dormem durante o dia, como bebês e pacientes acamados.

Veja os dez bairros com maior número de casos e focos da dengue em Joinville:

  • Casos
Os dez bairros que lideram a lista de casos confirmados de dengue em Joinville – Foto: Prefeitura de Joinville/DivulgaçãoOs dez bairros que lideram a lista de casos confirmados de dengue em Joinville – Foto: Prefeitura de Joinville/Divulgação
  • Focos do mosquito 
Lista com os dez bairros que lideram o número de focos do mosquito em Joinville – Foto: Prefeitura de Joinville/DivulgaçãoLista com os dez bairros que lideram o número de focos do mosquito em Joinville – Foto: Prefeitura de Joinville/Divulgação

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Joinville e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Saúde