Confira os serviços que voltam a funcionar a partir desta segunda em Santa Catarina

Governo do Estado, por meio de portaria, confirmou a liberação para profissionais liberais nas área da saúde, da Justiça, além de serviços autônomos

O Governo do Estado de Santa Catarina, por meio de uma portaria, divulgou neste domingo (5), a lista de atividades que poderão ser retomadas já a partir desta segunda-feira (6). Autônomos e profissionais liberais da saúde, da área jurídica, além dos serviços de faxina e jardinagem, estão entre as permissões em todo o território catarinense.

Depois de atualizar o número de casos para o novo coronavírus em todo o Estado, o governador Carlos Moisés, paralelo ao pedido para que as pessoas que têm essa condição, para que permaneçam em casa, ponderou sobre as atividades que passam a valer a partir desta segunda.

Leia também

“Todas as categorias que irão reabrir, o farão com um distanciamento seguro além de técnicas de higienização de materiais e de ambientes”, explicou o chefe do Executivo em Santa Catarina.

A portaria, assinada pelo secretário de Estado da Saúde, Helton Zeferino, traz uma série de liberações que visam a progressiva retomada econômica e das atividades, tão clamada por parte da população.

Confira o que volta a funcionar a partir dessa segunda (6)

Art. 1º Ficam autorizadas, em todo o território catarinense, a partir de 06 de abril de 2020, a realização de atividades
exercidas por:

I – profissionais autônomos/liberais de saúde, tais como médicos, médicos veterinários, fisioterapeutas, odontólogos, biomédicos, enfermeiros, psicólogos, fonoaudiólogos, farmacêuticos, nutricionistas, entre outros;

II – profissionais autônomos/liberais de interesse da saúde, tais como terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, educadores físicos, cabeleireiros, barbeiros, manicures, pedicures, depiladores, massagistas, podólogos, entre outros;

III – profissionais autônomos/liberais em geral, tais como advogados, contadores, administradores, jardineiros, limpadores de piscina, cozinheiros, faxineiras, empregados domésticos, encanadores, entre outros;

IV – clínicas, consultórios, serviços de diagnóstico por imagens, serviços de óticas, laboratórios óticos, serviços de assistência e  prótese odontológica e escritórios em geral.

Segundo o governador, os autônomos precisarão respeitar as regras de distanciamento social, com atendimentos individualizados, sem aglomeração de pessoas nas salas de espera, com a correta higienização dos ambientes e o uso de EPIs.

Em caso de teste positivo para a Covid-19 ou da apresentação de sintomas da doença, o profissional não poderá realizar atendimento, devendo permanecer em isolamento.

Número de mortes mantido

Além da liberação de mais alguns setores nesta segunda-feira, o governador Carlos Moisés atualizou os números confirmados para o novo coronavírus, em Santa Catarina: são, agora, 379 casos confirmados pelo Lacen (Laboratório Central de Saúde Pública), com 10 mortes.

+

Saúde