Confirmação de febre amarela faz município do Sul de SC reforçar vacinação

Em maio deste ano, 12 macacos foram encontrados mortos em comunidades de Urussanga e nesta semana, através de exames, o Lacen confirmou a doença como causa da morte dos animais

Com a confirmação de casos de Febre Amarela em macacos encontrados mortos, a Secretaria de Saúde de Urussanga emitiu um alerta e intensificou a campanha de vacinação para a doença. Os animais foram encontrados em diversas localidades no mês de maio deste ano e nesta semana veio a confirmação da doença através de exames que foram encaminhados ao Lacen (Laboratório Central) do Estado, em Florianópolis.

“No início de maio, tivemos 12 casos de epizootias, que foram encontrados macacos mortos em diversos bairros do município e nesse momento, foi dado alerta, para possível caso de febre amarela. Pelas características epidemiológicas já estávamos cientes que tinha circulação viral da Febre Amarela, só que não tínhamos a notificação”, explica a secretária de Saúde de Urussanga, Ingrid Zanellato.

Urussanga busca chegar a 100% de pessoas vacinadas para febre amarela no Município – Foto: Divulgação/Prefeitura de Blumenau/NDUrussanga busca chegar a 100% de pessoas vacinadas para febre amarela no Município – Foto: Divulgação/Prefeitura de Blumenau/ND

Em 2019, o Município já tinha feito parte da Campanha Estadual de vacinação contra Febre Amarela. Segundo ela, mesmo sem a confirmação dos resultados, a Saúde reforçou o pedido para que as pessoas se imunizassem contra a doença em maio.

Campanha de vacinação foi lançada nesta semana, após confirmação da presença do vírus da febre amarela em Urussanga – Foto: Divulgação/PMU/NDCampanha de vacinação foi lançada nesta semana, após confirmação da presença do vírus da febre amarela em Urussanga – Foto: Divulgação/PMU/ND

“Naquele momento quando demos o alerta, foi mobilizado toda a vigilância epidemiológica, a vigilância sanitária e as Unidades de Saúde para a orientação e que fizessem a busca ativa da população que não teria a vacina, que nunca tinham se vacinado contra a febre amarela”, explica a secretária.

Em busca de 100% de pessoas vacinadas

Desta forma, foram vacinadas 16.529 que corresponde 96,53% da população, número indicado pela Vigilância Epidemiológica do Estado, para imunização contra febre amarela. Porém, 595 pessoas ainda não se vacinaram. Por isso a Saúde está reforçando a vacinação em Urussanga.

“Não podemos esquecer das outras doenças imunopreviníveis, que são as doenças que podemos prevenir com uma vacina. Então o convite é esse, que todas as pessoas que não tem ainda a vacina contra a febre amarela que procurem as Unidades de Saúde e sejam imunizadas”, convida Ingrid.

Para se vacinar, basta a pessoa se dirigir a uma Unidade Básica de Saúde (UBS) do Município, já que todas possuem doses de vacina para febre amarela. A vacina é indicada para bebês de nove meses a adultos de 59 anos e não apresenta critérios de contraindicação. Pessoas com mais de 60 anos devem apresentar atestado médico para receber a vacina.

+

Saúde

Loading...