Conheça a única cidade de Santa Catarina sem casos de Covid-19

Município de Urupema, na região Serrana, adotou medidas simples, mas que evitaram a disseminação do coronavírus durante a pandemia

Com pouco mais de 2,4 mil habitantes, a cidade de Urupema, na região serrana de Santa Catarina, é a única do Estado a não registrar nenhum caso de coronavírus até o momento. Um dado positivo, mas que, para a prefeitura, não deve servir para a população relaxar com os cuidados e o distanciamento social.

Cidade teve apenas cinco casos suspeitos, todos descartados – Foto: Prefeitura de Urupema/Divulgação/NDCidade teve apenas cinco casos suspeitos, todos descartados – Foto: Prefeitura de Urupema/Divulgação/ND

Até esta quarta-feira (29), Urupema dividia com Barra Bonita o posto de municípios sem Covid-19, de todas as 295 cidades catarinenses. Mas o município no Extremo-Oeste registrou seu primeiro caso, um homem entre 50 e 60 anos que está em isolamento social.

As medidas tomadas pela administração municipal de Urupema não diferem muito de outros municípios. Em 20 de março, o prefeito Evandro Frigo Pereira emitiu um decreto de situação de emergência, para possível dispensa de licitação em compras de bens e serviços no combate à pandemia.

Redes sociais e uma página especial no site da prefeitura emitem alertas diários à população, pedindo cuidados como o uso de máscara e álcool em gel. Mesmas ferramentas que avisaram quando a cidade teve seus cinco casos suspeitos, todos descartados.

Para a secretária municipal da Saúde, Tânia Gugliemi Borges, não há segredo: já no início da pandemia, a cidade estabeleceu protocolos e cuidados extras. “Desde março estamos com uma barreira sanitária para medir a temperatura e dar informações para quem entra na cidade”, pontua.

Testagem frequente e cuidados com o turismo

O fato de ser uma cidade pequena, com 350 km², não é uma justitificativa, já que as vizinhas Painel e Bocaina do Sul têm população similar e já tiveram registros de Covid-19. Além disso, por ser um dos locais mais frios do país, Urupema recebe muitos turistas durante o inverno. Os pontos de visitação, no entanto, foram fechados.

Com a chegada da época de temperaturas mais baixas, os cuidados devem ser redobrados. Por isso, a secretária afirma que a população não deve relaxar e continuar seguindo as medidas indicadas. “Por sermos uma das cidades mis frias do país, podemos ter um aumento na disseminação do vírus”, alerta.

+

Saúde