Consultas eletivas são suspensas por um mês em Blumenau

A decisão foi informada em transmissão ao vivo na tarde desta quarta-feira (19)

O Secretário de Promoção da Saúde, Winnetou Krambeck, informou em transmissão ao vivo na tarde desta quarta-feira (19), que as consultas eletivas agendadas foram suspensas por 30 dias.  A decisão foi tomada levando em consideração o cenário de aumento da Covid-19 em Blumenau.

Novas  formas de atendimento para testes e isolamentos foram apresentadas na live desta quarta-feira pela Prefeitura de Blumenau – Foto: Divulgacão/Paulo Alceu/NDNovas  formas de atendimento para testes e isolamentos foram apresentadas na live desta quarta-feira pela Prefeitura de Blumenau – Foto: Divulgacão/Paulo Alceu/ND

Conforme anunciado pelo secretário e pelo prefeito Mário Hildebrandt (Podemos), as únicas exceções são os atendimentos às crianças, gestantes, atendimentos na Policlínica e as situações emergenciais.

Aumento de casos de Covid-19

Somente nesta quarta-feira (19) foram 1.404 novos casos de Covid-19 em Blumenau. Desde ontem (18), foram processados 2.561 testes. Atualmente há 6.294 pessoas em tratamento, das quais 26 encontram-se hospitalizadas.

Testes nas Estratégias de Saúde à Família

De acordo com o Prefeito Mário Hildebrandt (Podemos),  a partir de segunda-feira (24),  todas as 58 unidades de saúde passarão a ter atendimento para pacientes com Covid-19, os endereços  podem ser encontradas no site da prefeitura.

O prefeito também reforçou na transmissão ao vivo a população o pedido de que busquem as Estratégias de Saúde à Família ao invés dos Ambulatórios Gerais para testagem. Os postos de saúde seguem com o esquema vacinal completo.

Além disso, o secretário de Saúde, Winnetou Krambeck, e o Prefeito Mário Hildebrandt (Podemos)  destacaram a importância de procurar  apenas os ESFs (Estratégias de Saúde à Família)  para testagem caso o paciente apresente pelo menos dois sintomas há mais de três dias.

Testes nas empresas

Cerca de 15 empresas já demonstraram interesse em levar os testes para Covid-19 para dentro dos seus ambulatórios. Todas estão sendo consultadas pela Acib (Associação Empresarial de Blumenau).

Alteração nos atestados

O período dos atestados em Blumenau foi alterado, para os sintomáticos, o tempo de dez dias passará para sete dias a partir do início dos sintomas. Quem teve contato com sintomáticos, mas não apresentou sintomas, deve ficar cinco dias isolado após o último encontro.

Em casos de síndrome respiratória grave o prazo permanece de 20 dias. Já os profissionais de saúde que tiveram contato próximo com o vírus podem ser testados, mas não precisarão ser afastados caso estejam vacinados ou tenham tido Covid-19 em menos de 90 dias.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Blumenau e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Saúde

Loading...