Coronavírus: força-tarefa acaba com 20 eventos particulares em Blumenau

Prefeitura e Polícia Militar atuaram ao longo do fim de semana para fiscalizar cumprimento de novo decreto restritivo

Uma força-tarefa foi às ruas de Blumenau neste fim de semana para fiscalizar o cumprimento do Decreto 12.689/2020, que impõem novas medidas restritivas de combate ao coronavírus. Entre a noite de sexta-feira (26) e a madrugada de domingo (28), o número de infrações registradas chegou a 159.

Ao todo, 159 infrações foram registradas na ação – Foto: Marcelo Martins/PMB/Divulgação

Conforme o balanço da operação conjunta entre prefeitura e Polícia Militar, divulgado na manhã desta segunda-feira (29), 20 eventos particulares precisaram ser interrompidos pelas autoridades. Em um deles, no bairro Fortaleza, aproximadamente 30 pessoas estavam reunidas.

Aglomerações em locais públicos também foram identificadas. Ao longo dos três dias de ação, a situação se repetiu ao menos 11 vezes. Além disso, foram flagrados estabelecimentos funcionando além do horário permitido. Mercados, bares e postos de combustíveis, que desde sexta-feira (26) têm novas regras para funcionamento, passaram pela fiscalização.

Sem detalhar as irregularidades constatadas e em quais comércios, a prefeitura informou a emissão de 27 autos de intimação. Segundo o secretário de Defesa Civil, Carlos Olímpio Menestrina, não houve resistência quanto às orientações e pedidos de adequação ou dispersão das pessoas.

Pedido de conscientização

O trabalho de fiscalização, que envolveu cerca de 30 profissionais no fim de semana, deve ser mantido nos próximos dias. Entretanto, a administração municipal conta com a conscientização de empresários e comunidade.

“Pedimos a toda sociedade de Blumenau que nos ajude na preservação dessas restrições, porque nosso grande objetivo é evitar que daqui a pouco, se houver um crescimento maior (de casos de Covid-19), a gente tenha que fechar todos os estabelecimentos e todo mundo tenha que voltar ao isolamento total”, frisou Menestrina.

Denúncias relacionadas a casos de aglomeração ou desrespeito às medidas restritivas (disponíveis aqui) podem ser registradas pelo telefone 199, que funciona 24h.

Números de Blumenau

Neste domingo (28), Blumenau chegou a 2.114 pessoas infectadas pelo novo coronavírus. Também registrou a nona morte em decorrência da Covid-19. São 1.151 curados e 930 em isolamento domiciliar na cidade. Além disso, 24 pacientes estão hospitalizados, sendo 10 em UTI e 14 em enfermaria.

Leia também

+

Saúde