Covid-19: busca pela segunda dose da vacina cai 30% em cidade de SC
Infectologista alerta que sem a segunda dose, imunização contra o vírus pode ser nula
Mesmo com a divulgação ampla da necessidade de tomar as duas doses da vacina contra a Covid-19 no prazo correto, muitos idosos não têm buscado os postos de vacinação para completar o ciclo de imunização.
Segundo a secretaria de Saúde de Balneário Camboriú, houve uma queda de 30% na busca pela segunda dose. Por isso, para garantir que os idosos não percam o prazo correto de cada vacina, a secretaria tem feito uma busca ativa, entrando em contato com cada pessoa e aumentando a divulgação.

Riscos
Sem a segunda dose, de acordo com o médico infectologista Martoni Moura e Silva, a pessoa não obtém a proteção completa, proposta pelo fabricante. A Coronavac, imunizante do Instituto Butantan, por exemplo, tem uma eficácia de 100% em casos moderados e graves da doença.
Com apenas uma dose, o risco é de, até mesmo, não ter nenhuma proteção contra o coronavírus. Por isso, o médico alerta para a necessidade de tomar as duas doses no prazo correto.
Martoni ainda reforça que, após a vacina, o idoso pode até sentir algum efeito adverso, como uma febre baixa ou desconforto, “mas nada que impeça de tomar a segunda dose da vacina”, afirma.

E depois?
O infectologista ainda reforça que, mesmo com as duas doses, é necessário manter os cuidados como o uso da máscara, higiene das mãos e distanciamento social.
“Mesmo com a proteção, podemos continuar transmitindo o vírus para outras pessoas que não estão vacinadas”, reforça.
Vacinação no município
O município está vacinando idosos com mais de 67 anos com a primeira dose, e aplicando a segunda em idosos com mais de 75 anos e profissionais da saúde acima dos 50 anos.
Até agora, foram vacinadas 18.037 pessoas, mas apenas 5.775 pessoas receberam a segunda dose.
Leia mais
Nesta quinta-feira (8), o município também iniciou a aplicação da segunda dose para idosos com mais de 70 anos.
Para se vacinar é necessário ir até a UBS (Unidade Básica de Saúde) Central, que fica na Rua 1.500, ou no drive-thru no estacionamento do Ginásio Irineu Bornhausen, ao lado do CEM Ivo Silveira, no Bairro dos Estados.
O horário da vacinação é das 8h às 17h. É necessário apresentar documento oficial com foto, comprovante de residência e carteira de vacinação.
A aplicação da segunda dose acontece em outras sete UBS (da Barra, Nações, Municípios, Ariribá, Nova Esperança, Vila Real e Estados), das 8h às 12h e das 13h30 às 17h.
Participe do grupo e receba as principais notícias
de Itajaí e região na palma da sua mão.