Covid-19 e a saúde dos olhos: vírus podem causar danos irreversíveis à visão

Estudos e evidências apontam que vírus e medicamentos utilizados no combate ao coronavírus podem causar doenças graves nos olhos

Cerca de 20% dos pacientes mais graves do coronavírus desenvolvem sequelas graves nos olhos – Foto: Divulgação/NDCerca de 20% dos pacientes mais graves do coronavírus desenvolvem sequelas graves nos olhos – Foto: Divulgação/ND

A pandemia do coronavírus pegou a todos de surpresa, desavisados e sem entender causas e consequências. Embora a Covid-19 ainda seja um risco real, em quase dois anos de pandemia, estudos e evidências têm direcionado melhor as ações de combate e prevenção ao coronavírus. Além disso, as consequências da ação do vírus ficaram mais claras com o passar do tempo.

Entre as sequelas está o comprometimento da saúde visual. Estudos apontam que cerca de 20% dos pacientes mais graves do coronavírus desenvolvem sequelas graves nos olhos e evidências mostram que além do vírus, o uso de alguns medicamentos para combater a ação do coronavírus podem causar doenças graves nos olhos.

As substâncias que combatem as inflamações no sistema vascular podem acarretar problemas no metabolismo e entre as alterações provocadas pelos medicamentos podem estar a catarata e os anos nos vasos sanguíneos da retina.

Entre as sequelas está o comprometimento da saúde visual – Foto: Divulgação/NDEntre as sequelas está o comprometimento da saúde visual – Foto: Divulgação/ND

A retinopatia pode ser causada pelo enfraquecimento dos vasos e aumento da pressão arterial causados por medicação usada para combater a Covid-19. Além disso, o coronavírus pode aumentar a glicemia e a coagulação, fatores de risco para a doença. Outra doença dos olhos que pode ser potencializada por meio dos medicamentos é a catarata.

Especialista em saúde visual e presidente da Super Ótica São José, líder de mercado há 50 anos, Carlos Canto ressalta a importância da prevenção e, ainda, fala sobre como os danos causados à retina podem sinalizar outros problemas de saúde.

Outra doença dos olhos que pode ser potencializada por meio dos medicamentos é a catarata – Foto: Divulgação/NDOutra doença dos olhos que pode ser potencializada por meio dos medicamentos é a catarata – Foto: Divulgação/ND

“Os danos causados à retina também são considerados sinalizadores de possíveis complicações neurológicas. Muito provavelmente as alterações microvasculares observadas na retina também estão acontecendo nos pulmões, rins e principalmente no cérebro desses pacientes. Por isso, é fundamental lembrar de lavar muito bem as mãos e também os óculos. São pequenos cuidados que vão manter o vírus afastado”, finaliza.

Saiba mais em: www.superoticasaojose.com.br

E acompanhe nas redes sociais: Facebook | Instagram 

+

Se liga na dica

Loading...