Fabio Gadotti

Comportamento, políticas públicas, tendências e inovação. Uma coluna sobre fatos e personagens de Florianópolis e região.


Covid-19: governo de SC decide instalar gabinete de crise em Chapecó

Força-tarefa vai definir ações diante do aumento de casos e alta taxa de ocupação das UTIs

O governador Carlos Moisés (PSL) determinou neste domingo (14) a instalação de um gabinete de crise em Chapecó para tratar das ações de enfrentamento à Covid-19.

Mais um paciente de Covie-19 foi transferido de Chapecó para Itajaí – Foto: Divulgação/NDMais um paciente de Covie-19 foi transferido de Chapecó para Itajaí – Foto: Divulgação/ND

Os secretários da Saúde, André Motta Ribeiro, e o chefe da Casa Civil, Eron Giordani, estarão no município nesta segunda-feira (15) para definir as ações diante do aumento de casos e alta taxa de ocupação de UTIs na região Oeste.

O Executivo estadual está em contato com o Ministério da Saúde e com as autoridades locais. O presidente Jair Bolsonaro, que passa os dias de Carnaval em São Francisco do Sul, também já foi informado da situação em Chapecó. Moisés deve ir à maior cidade do Oeste na terça-feira (16)g

Estarão envolvidos na força-tarefa, além das equipes do Governo do Estado, o Ministério da Saúde, prefeituras da região, Comissão Intergestores Regional e outros integrantes. A Força Aérea Brasileira (FAB) fará o apoio operacional.

Uma operação de transferência de pacientes tem sido realizada para amenizar as taxas de ocupação na região. De janeiro até 11 de fevereiro, 75 pacientes foram transferidos de hospitais do Oeste para unidades em outras regiões . Dessas transferências, 45 ocorreram em fevereiro.

Neste domingo (14) foi realizada mais uma transferência emergencial. Um paciente de 68 anos foi removido do HRO de Chapecó para o Hospital Marieta Konder Bornhausen, em Itajaí, pelo Arcanjo-02, aeronave do Corpo de Bombeiros Militar e Samu.