Fabio Gadotti

Comportamento, políticas públicas, tendências e inovação. Uma coluna sobre fatos e personagens de Florianópolis e região.


Covid-19: hospitais da Grande Florianópolis chegam ao limite de atendimento

Diretores de unidades hospitalares relataram situação ao Ministério Público de SC em reunião sobre a iminente falta de medicamentos

A 33ª Promotoria de Justiça da Capital e a coordenação do Centro de Apoio Operacional de Direitos Humanos e Terceiro Setor do Ministério Público de Santa Catarina estadual se reuniram, nesta terça-feira (23), por videoconferência, com diretores dos hospitais privados credenciados da Unimed da Grande Florianópolis sobre a iminente falta de medicamentos para pacientes Covid-19 também no sistema privado de saúde.

Hospitais estão sem possibilidade de novas ampliaçõesHospitais estão sem possibilidade de novas ampliações

Os diretores do Hospital Unimed, Hospital Baía Sul, Hospital SOS Cárdio e Imperial Hospital de Caridade e representantes dos Conselhos Regional e Federal de Medicina ressaltaram que, apesar de ativarem todos os seus planos de contingência, inclusive alguns que nunca imaginaram que seria necessário, estão há cinco semanas sob forte pressão de pacientes graves.

Disseram, ainda, que há cerca de 10 dias chegaram ao limite de suas estruturas, sem possibilidade de qualquer nova ampliação de leitos, conexões com oxigênio, ativação de equipamentos, entre outras medidas. Garantiram que internamente fizeram tudo o que era possível, mas manifestaram preocupação sobre a manutenção do abastecimento pelos fornecedores de medicamentos do kit Intubação e gases medicinais.

Os promotores Luciano Naschenweng e Douglas Martins falaram sobre as medidas judiciais e extrajudiciais que vem sendo adotadas pelo MPSC para garantir que o Executivo mantenha o controle e o abastecimento dos insumos essenciais para tratamento dos pacientes Covid-19 da rede pública.

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.