Covid-19: Hospital São José, de Joinville, abrirá 10 novos leitos de UTI no próximo dia 11

A unidade passará a contar com 50 leitos no total para atender a pacientes com o novo coronavírus de Joinville e cidades da região

O Hospital Municipal São José, que estava com 100% de ocupação dos 40 leitos de UTI destinados à Covid-19, segundo o último boletim da Prefeitura, vai abrir 10 novos leitos na próxima terça-feira, dia 11/8.

A notícia foi dada pelo secretário de Saúde de Joinville, Jean Rodrigues da Silva, nesta quarta-feira (5).

A unidade passará a contar com 50 leitos no total para atender a pacientes com o novo coronavírus de Joinville e cidades da região: Araquari, Barra do Sul, Garuva, Itapoá, Barra Velha, São Francisco do Sul e São João de Itaperiú.

Por causa da escassez de leitos de UTI na rede pública, o secretário também informou que o município já teve de transferir 40 pacientes entre UTI e enfermaria para hospitais de Jaraguá do Sul, Mafra e Canoinhas. É a rede de regulação do Estado que é acessada toda a vez que falta leito de uma cidade referência.

No total, Joinville dispõe de 128 leitos de UTI entre as redes pública e privada e a ocupação. Restam 14 leitos na cidade. Na rede pública, no entanto, há apenas duas vagas no Hospital Regional. O índice de ocupação da cidade gira em torno de 88%.

O Hospital Bethesda, que, em conversa com a Prefeitura, definiu a abertura de oito novos leitos no dia 27 de julho, agora recuou e diz que não poderá ativar as vagas por falta de medicamentos básicos. Esses medicamentos já foram solicitados pela Instituição e devem chegar em 30 dias.

O secretário de Saúde de Joinville, no entanto, disse que o município vai dar um jeito de conseguir os medicamentos e ativar esses oito novos leitos no Bethesda nos próximos dias.

+

Saúde