Covid-19: Itajaí se antecipa e intensifica fiscalizações a comércio

Ações contam com a Vigilância Sanitária, Guarda Municipal e Polícias Civil e Militar

Apesar do decreto que determina o toque de recolher em Santa Catarina ainda não ter sido publicado pelo Governo do Estado, a prefeitura de Itajaí decidiu intensificar a fiscalização de estabelecimentos que funcionam à noite, como forma de controle e prevenção da contaminação por Covid-19.

As ações contam com a Vigilância Sanitária, Guarda Municipal e Polícias Civil e Militar. São fiscalizados restaurantes, bares e outros estabelecimentos comerciais em todos os bairros, sempre à noite, de quinta-feira a domingo.

Fiscalizações ocorrem à noite de quinta-feira a domingo – Foto: Prefeitura de Itajaí/DivulgaçãoFiscalizações ocorrem à noite de quinta-feira a domingo – Foto: Prefeitura de Itajaí/Divulgação

Os comércios devem manter o uso obrigatório de máscara, distanciamento entre pessoas, prioridade à ventilação natural e disponibilização de álcool 70% para higienização das mãos, além das demais medidas sanitárias determinadas em portarias da Secretaria do Estado da Saúde, conforme o risco potencial da região.

O trabalho de fiscalização envolve rondas preventivas, vistorias e verificação de denúncias da população quanto ao descumprimento das restrições impostas para o enfrentamento à pandemia. Os órgãos também realizam orientações por toda a cidade com abordagens, reforço da importância do uso de máscaras e a proibição de aglomerações.

Como denunciar

Denúncias do descumprimento das medidas adotadas pelo Município podem ser feitas nos telefones 190 (Polícia Militar) e 153 (Guarda Municipal/Codetran). Durante a semana, em horário comercial, a população também pode enviar denúncias para a Vigilância Sanitária pelo e-mail visa@itajai.sc.gov.br ou pelos telefones: (47) 3908-5767 e 3908-5036.

Acesse e receba notícias de Itajaí e região pelo WhatsApp do ND+

Entre no grupo
+

Saúde