Covid-19: Joinville libera idosos a partir de quarta-feira da semana que vem

Joinville fechou sete dias ininterruptos com a ocupação de leitos de UTI abaixo de 80% e, por isso, decidiu liberar idosos para sair de casa e fazer qualquer atividade

As pessoas acima de 60 anos de Joinville, que estavam proibidas de sair de casa desde 25 de julho, exceto para trabalho, supermercado, farmácia ou atendimento médico, terão liberação total do isolamento domiciliar a partir de quarta-feira, dia 9 de setembro.

A decisão saiu na manhã desta sexta-feira (4) após reunião entre os gestores. Em seguida, o decreto foi publicado. O secretário de Saúde, Jean Rodrigues, explicou que o motivo da liberação  é que Joinville fechou sete dias ininterruptos com a ocupação de leitos de UTI abaixo de 80%.

O isolamento compulsório determinado aos idosos na cidade se deu justamente em razão da alta taxa de ocupação de UTI e porque a faixa etária tem sido a mais impactada pela doença, mas agora esse índice está caindo e os agente da Saúde acreditam em uma estabilização da doença.

“O decreto foi feito para preservar os idosos, que são o principal grupo de risco, representam o maior número de internações graves e mortes. No entanto, com a taxa de ocupação de leito caindo, vemos que é hora de liberar os idosos”, ressaltou.

O secretário admitiu, ainda, que estava no planejamento de Joinville liberar parques e espaços públicos na segunda quinzena de setembro, mas que essa medida ainda está sob avaliação, já que a região Nordeste continua em situação gravíssima.

“É uma avaliação semana a semana”, afirmou Jean Rodrigues, que reclamou das ações do Estado, que, segundo ele, atrapalham os municípios e geram pressão da sociedade.

O que pode e o que não pode em Joinville

  • Permitido hoje:
    -Presença de apenas uma pessoa por família em estabelecimentos de comércio varejista ou atacadista, bem como a limitação de 30% da capacidade de público da loja.

    -Modalidades drive in e drive thru, que poderão ser realizados de acordo com os parâmetros de segurança estabelecidos pelas Diretrizes Sanitárias do Centro de Operações de Emergência em Saúde (COES) do Estado de SC.

  • Flexibilizado a partir de quarta-feira (9)
    – Mais de uma pessoa por família em estabelecimentos, respeitando a limitação de 30% da capacidade de público do estabelecimento.

    – Pessoas acima de 60 anos poderão sair de casa para qualquer atividade.

  • Ainda proibido (sem previsão de liberação)
    -Atividades em cinemas, teatros, casas noturnas e museus, bem como da realização de quaisquer eventos sociais e corporativos, shows e espetáculos presenciais.
    – Prática coletiva de esportes.
+

Saúde