Covid-19: Mapa de risco regional de SC é atualizado

A partir deste levantamento, Alto Vale do Rio do Peixe e Laguna estão em estado gravíssimo; Nordeste catarinense segue tendência da semana passada

O mapa de risco potencial da Covid-19 em Santa Catarina foi atualizado nesta quarta-feira (9), apontando três regiões em nível gravíssimo, duas a menos do que na semana anterior. As regiões em questão são o Alto Vale do Rio do Peixe, o Nordeste catarinense e a região de Laguna, no Sul do Estado.

Mapa de risco por região do Estado atualizado nesta quarta-feira (9) – Foto: Divulgação/Governo do Estado de Santa Catarina/ND

Na avaliação, que ocorre semanalmente às quartas, o governo do Estado apontou que o risco subiu de grave para gravíssimo no Alto Vale do Rio do Peixe e Laguna.

A terceira região que está na mesma faixa de risco, o Nordeste, já estava com o sinal vermelho aceso na atualização feita na semana anterior.

Já as regiões do Alto Vale do Itajaí, Carbonífera, Meio-Oeste e Oeste baixaram do nível gravíssimo para o nível grave.

Continuam no Estado grave as regiões: Alto Uruguai catarinense; Extremo Sul catarinense; Foz do Rio Itajaí; Grande Florianópolis; Planalto Norte; Médio Vale Do Itajaí; Serra catarinense e Xanxerê.

Extremo-Oeste em nível mais brando

Em amarelo no mapa, de maneira isolada, o Extremo-Oeste figura como a região com o menor risco registrado em território catarinense. Segundo a classificação, a região está com risco potencial alto, sendo a única no patamar.

O Extremo-Oeste é a parte do Estado que menos teve casos confirmados até então, 17.371 desde o início da pandemia. Duas outras regiões, Meio-Oeste e Vale do Itajaí, ficam acima das 20 mil, e todo o restante com mais de 30 mil confirmações.

Na balança, pesam quatro itens

O governo do Estado leva quatro fatores em consideração para sinalizar o risco: índice de isolamento social, ampliação de leitos de UTI, fluxo de atendimento e testagem.

SC inteira totaliza 192 mil casos

Conforme o boletim epidemiológico, também atualizado nesta quarta (9), são 192.982 casos da Covid-19 registrados até então em Santa Catarina, sendo que foram 2.585 nas últimas 24h.

Do total, 182.300 estão recuperados e 2.460 morreram, sendo que destas mortes, 18 foram inclusas nesta atualização.

+

Saúde