Fabio Gadotti

Comportamento, políticas públicas, tendências e inovação. Uma coluna sobre fatos e personagens de Florianópolis e região.


Covid-19: microrregião de Florianópolis é epicentro de nova onda da doença

Aumento de casos nos maiores municípios, em outubro, foi bem mais expressivo do que no resto do Estado de Santa Catarina

Movimento no calçadão da Felipe Schmidt, Centro de Florianópolis – Foto: Anderson Coelho/NDMovimento no calçadão da Felipe Schmidt, Centro de Florianópolis – Foto: Anderson Coelho/ND

Nova análise sobre a evolução da Covid-19 feita pelo Núcleo de Estudos de Economia Catarinense, da UFSC, coloca a microrregião de Florianópolis como “epicentro” da pandemia em Santa Catarina.

O resultado considera, especialmente, a taxa de evolução acelerada da doença. De acordo com o levantamento, os municípios de Florianópolis, São José, Palhoça e Biguaçu são responsáveis por 91% de todos os casos ativos na mesorregião da Grande Florianópolis e 37% de todos os casos do Estado de Santa Catarina.

A publicação destaca a “situação de excepcionalidade registrada ao longo do mês de outubro”, período em que houve uma “elevação expressiva da taxa de expansão do número de novos casos”.

O mês começou com um crescimento de 7% – mais do que o dobro verificado nas demais microrregiões -, que saltou para 8,5% na semana seguinte e ultrapassou a marca de 14% nos últimos sete dias.

“Esses elevados patamares percentuais, além de reverterem uma tendência observada nesse espaço geográfico ao longo de todo o mês de setembro, indicam a existência de um grande surto do contágio nesse espaço geográfico, transformando-o no principal foco de contaminação no Estado”, ressalta o documento, divulgado no fim de semana.

O núcleo é coordenado pelo professor Lauro Mattei, do departamento de Economia e Relações Internacionais e do programa de pós-Graduação em Administração.

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Loading...