Covid-19: o que as cidades do Norte de SC têm feito para atender pacientes e combater o vírus
O ND+ procurou as cidades da região Norte do Estado para conferir as ações de cada município neste início de 2022
Diante da escalada de casos de Covid-19 e do aumento de pessoas com sintomas gripais, muitas cidades do Norte de Santa Catarina têm anunciado ações para otimizar o atendimento e combater o vírus.
Leia mais

Por isso, o ND+ procurou as prefeituras da região para entender o que cada município já fez ou planeja fazer neste momento. Confira as medidas por cidade:
Joinville
A cidade mais populosa do Estado reorganizou a rede de saúde para o atendimento. Pacientes com sintomas leves são atendidos nas UBSFs (Unidades Básicas de Saúde da Família), onde são feitos testes rápidos de acordo com a avaliação clínica.
Já os pacientes com sintomas graves devem procurar as UPAs (Unidades de Pronto-Atendimento) e hospitais, onde são feitos os testes do tipo RT-PCR. A vacinação contra a Covid-19, agora, ocorre exclusivamente na Central de Imunização do Centreventos Cau Hansen.
Segundo a prefeitura de Joinville, não há previsão de outras medidas de combate ao vírus, como o aumento da fiscalização, neste momento.

Jaraguá do Sul
Em Jaraguá do Sul, o horário de atendimento da UAPS (Unidade de Apoio ao Pronto Socorro) foi ampliado e, agora, atende pessoas com sintomas gripais até as 22 horas. A Central de Telemonitoramento também voltou a atuar como no ano passado.
Araquari
Em Araquari, a procura por atendimento tem crescido, assim como o número de casos ativos de Covid-19. Se antes o diagnóstico positivo correspondia de 2 a 5% dos testes, agora esse índice chega a 30%. Uma reunião deve ser feita na próxima segunda (10) para tratar das ações.
Massaranduba
Em Massaranduba, uma equipe composta por médico e enfermeiro será contratada para ampliar o atendimento e dar conta da alta demanda no local de atendimento a pacientes com sintomas gripais.
Corupá
Em Corupá, 25 casos foram registrados em um só dia, número fora do habitual para a cidade que estava sem casos ativos. Segundo a prefeitura, os números já vêm caindo e o município vai intensificar a fiscalização em eventos, garantindo a exigência de vacinação e outras medidas.
Schroeder
Na cidade de Schroeder, os casos de Covid-19 aumentaram 45,7% nos primeiros seis dias de janeiro em relação a todo mês de dezembro. A prefeitura deve planejar novas ações na próxima semana, como testagem em assintomáticos e sensibilização dos que ainda não tomaram a vacina.
Guaramirim
A prefeitura de Guaramirim informou que acompanha com atenção o aumento na procura de atendimentos e que tem buscado ampliar a conscientização sobre cuidados básicos e a vacinação. A partir da próxima semana, o horário do Centro de Triagem será ampliado.
Garuva
Em Garuva, houve aumento significativo de casos de sintomas gripais. Por isso, os atendimentos que ocorriam apenas na Unidade de Pronto-Atendimento agora foram ampliados também para as cinco Unidades Básicas de Saúde do município.
Canoinhas
Na cidade do Planalto Norte, um contrato ganhou aditivo para reforçar a equipe de médicos na UPA e na UBS Central.
Mafra
O município está iniciando campanha para realizar testes rápidos em pontos estratégicos da cidade e a UPA entrou em atendimento de contingência, separando casos sintomáticos.
Na Praça dos Bancos, uma equipe disponibiliza testes rápidos diariamente para acelerar o diagnóstico e promover o isolamento. Informativos têm sido intensificados nas mídias a respeito das medidas de prevenção e da importância da vacinação.
São Bento do Sul
Em São Bento do Sul, quatro unidades de atendimento permaneceram abertas durante o recesso, diferente de anos anteriores. Nos locais, há atendimento e vacina.
Rio Negrinho
A prefeitura de Rio Negrinho informou que, na próxima semana, vai reabrir o Centro de Triagem para atender pessoas com sintomas gripais e que segue os regramentos estaduais.
Major Vieira
Segundo a prefeitura, Major Vieira tem apenas dois casos positivos de Covid-19 e não planeja novas ações.
Irineópolis
Em Irineópolis, a situação é semelhante à de Major Vieira: com um caso ativo e dois suspeitos, não há novas ações planejadas, apenas continuam as medidas de orientação à população.
Monte Castelo
Monte Castelo informou que segue as orientações do Estado e que o setor de Covid-19, que estava com equipe reduzida por causa do baixo número de casos, voltou à ativa.
Porto União
A prefeitura informou que não prevê alterações nas medidas.
As cidades de Campo Alegre, Barra Velha, Itapoá e São Francisco do Sul não responderam até o fechamento desta matéria, ao meio-dia desta sexta-feira (7).