Covid-19 pode apresentar sintomas diferentes em crianças e adolescentes

Pesquisa da USP e do Instituto Adolfo Lutz mostra que as crianças saudáveis que são infectadas podem ter miocardite no coração, além de colite

Pesquisadores da FM-USP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo) e do Instituto Adolfo Lutz perceberam, através de autópsias realizadas em cinco crianças e adolescentes que morreram de Covid-19, que estes grupos podem apresentar sintomas clínicos diferentes dos adultos.

Além dos comuns, como febre, tosse e problemas respiratórios, parte desse grupo relatou também lesões inflamatórias extrapulmonares, como miocardite e colite (inflamação no cólon intestinal). Esses sintomas atípicos são chamados de SIM-P (Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica).

Pediatras devem ficar atentos aos sinais apresentados pelos mais jovens – Foto: Freepik/Divulgação/NDPediatras devem ficar atentos aos sinais apresentados pelos mais jovens – Foto: Freepik/Divulgação/ND

Professora da FM-USP e coordenadora do projeto, Marisa Dolhnikoff explicou porque é importante que os pediatras se atentem a estes sinais incomuns: “para que a infecção seja diagnosticada e a SIM-P tratada mais rapidamente”.

Segundo a pesquisa, a SIM-P pode ocorrer alguns dias ou semanas após a infecção pelo SARS-CoV-2. Até então, pensava-se que essa reação inflamatória exagerada acontecia independentemente de o vírus ainda estar presente no organismo, como resultado de uma reação imune.

As constatações feitas por meio do estudo, no entanto, trazem evidências de que as manifestações da SIM-P são desencadeadas também pela ação direta do coronavírus nas células dos órgãos infectados.

+

Saúde