Covid-19: Prefeitos da região Sul decidem flexibilizar atividades a partir de sábado

Segundo assembleia, flexibilização começa a valer a partir do próximo sábado (25) e deve durar 14 dias

Após uma reunião na noite da última quinta-feira (23), os prefeitos dos 18 municípios da Amurel (Associação de Municípios da Região de Laguna) decidiram flexibilizar as atividades na região Sul de Santa Catarina. A definição veio após as recomendações do Comitê Extraordinário Regional de Combate à Covid-19.

Segundo a ata da assembleia, a flexibilização começa a valer a partir do próximo sábado (25) e deve durar 14 dias.

Foto: Prefeitura de Laguna/Divulgação/ND

O comércio, que estava fechado em algumas cidades, terá flexibilização e poderá funcionar até 18h, de segunda a sexta-feira. Aos sábados, será permitido a abertura em apenas um período; das 7h às 12 ou das 13h às 18h.

Já para shoppings, galerias e centros comerciais, é determinado a abertura de segunda a sábado, das 12h às 20h. Aos domingos, das 14h às 20h, fechando nos feriados.

Para o setor da alimentação, a recomendação é que restaurantes, lanchonetes, pizzarias e demais atendam até às 18h. Deste horário até às 20h fica proibido rodízios. Após às 20h somente o serviço de delivery é permitido.

Em qualquer horário a capacidade de clientes presenciais deverá sr de 50% da quantidade.Durante o serviço, todas as medidas de prevenção devem ser feitas, como o uso de máscaras, álcool 70% e distanciamento.

Academias

Academias privadas podem funcionar até às 22h, desde que sejam tenham capacidade reduzida e respeitem as medidas sanitárias. Está proibida a prática de atividades esportivas em academias conhecidas como ao ar livre.

Comida de rua 

Para os food trucks e ambulantes está permitido apenas o atendimento de tele-entrega, com retirada no balcão. Em bares, a atendimento é até 18h de segunda à sexta-feira.

Eventos públicos e privados seguem proibidos. Cultos e atividades religiosas podem ocorrer, desde que a capacidade máxima seja de 30%.

Música ao vivo

Segundo o documento, segue proibida a prática de modalidade de música, exceto as Live’s, que mesmo assim,devem seguir regras. A partir de sábado, a pratica deve ter autorização prévia da autoridade sanitária municipal, que analisará a não aglomeração de pessoas, comercialização de bebidas e gêneros alimentícios.

Determinação da justiça 

No último domingo (19), o Tribunal de Justiça de Santa Catarina determinou que que os três municípios da região adotassem medidas mais rígidas de combate à pandemia.

Após a determinação, Braço do Norte, Grão Pará e Rio Fortuna passaram a seguir as decisões da Amurel. A região sul está classificada como em risco gravíssimo para a Covid-19, segundo o governo do Estado.

Até a quinta-feira, a região contabilizava 8.112 casos e 114 mortes por conta da Covid-19. Os dados são do Boletim da SES (Secretária de Estado da Saúde).

+

Saúde