Covid-19: Profissionais da saúde serão os primeiros imunizados em Xanxerê

O município aguarda a chegada das primeiras doses para definir quantas pessoas serão vacinadas; os imunizantes chegaram em SC nesta segunda-feira (18)

Santa Catarina recebeu na manhã desta segunda-feira (18) as primeiras doses da vacina Coronavac, contra a Covid-19, e fará a distribuição aos municípios catarinenses. A cidade de Xanxerê, no Oeste de Santa Catarina, aguarda a chegada das doses para iniciar a vacinação.

Cinco pessoas sentadas atrás de uma mesa grande. Na mesa uma toalha branca e dourada com cinco copos e cinco garrafinhas de água. Na parede um banner com o nome Xanxerê. Na mesa estão três mulheres sentadas uma ao lado da outra da direita para a esquerda. As três estão usando máscaras e com as mãos sobre a mesa. Uma delas está com a camiseta preta e a máscara branca e usando óculos, a outra está de óculos, com mascara azul e camiseta listrada em preto e branco, a terceira mulher está com o cabelo preso, de máscara verde e camiseta branca. Os dois homens sentados na outra ponta da mesa um est[a com a camisa social branca e de máscara preta, é o prefeito de Xanxerê Oscar Martarello, ele tem o cabelo grisalho. O homem ao seu lado está com uma camisa social azul escuta e uma máscara preta, seu cabelo também é preto. Todos participam da entrevista coletiva sobre a chegada das doses da vacina contra a Covid-19 em Xanxerê. Prefeito falou em entrevista coletiva que o município está pronto para receber as doses da vacina. – Foto: Prefeitura de Xanxerê/Divulgação
Em coletiva de imprensa na tarde desta segunda-feira, o prefeito de Xanxerê, Oscar Martarello, disse que o município já está com tudo organizado para que assim que receba as vacinas as mesmas possam ser aplicadas nos grupos prioritários de acordo com o quantitativo recebido.

“Não falta nenhum esforço do poder público municipal em buscar as informações junto aos órgãos competentes, mas até o momento não fomos informados de quantas doses Xanxerê receberá neste primeiro momento, por isso pedimos a compreensão de todos”, solicitou.

A secretária municipal de Saúde, Francis Mara Zago Pegoraro, destacou que toda a equipe vem trabalhando de forma intensa desde o início da pandemia. “O quantitativo de vacinas que virá não deve ser grande, mas acreditamos que até o fim da tarde saberemos quantas doses receberemos”.

Cinco pessoas sentadas atrás de uma mesa grande. Na mesa uma toalha branca e dourada com cinco copos e cinco garrafinhas de água. Na parede um banner com o nome Xanxerê. Na mesa estão três mulheres sentadas uma ao lado da outra da direita para a esquerda. As três estão usando máscaras e com as mãos sobre a mesa. Uma delas está com a camiseta preta e a máscara branca e usando óculos, a outra está de óculos, com mascara azul e camiseta listrada em preto e branco, a terceira mulher está com o cabelo preso, de máscara verde e camiseta branca. Os dois homens sentados na outra ponta da mesa um est[a com a camisa social branca e de máscara preta, é o prefeito de Xanxerê Oscar Martarello, ele tem o cabelo grisalho. O homem ao seu lado está com uma camisa social azul escuta e uma máscara preta, seu cabelo também é preto. Todos participam da entrevista coletiva sobre a chegada das doses da vacina contra a Covid-19 em Xanxerê. Na sala também tem duas bandeiras uma do brasil e a outra de santa catarina ao lado esquerdo da foto. Em cima da mesa também tem um frasco de alcool em gel.Coletiva ocorreu na tarde desta segunda-feira (18). – Foto: Prefeitura de Xanxerê/Divulgação

Fases da imunização

Nesta primeira fase serão priorizados os profissionais de saúde que atuam na linha de frente da Covid-19 no Centro de Atendimento ao Coronavírus, junto ao Hélio dos Anjos Ortiz.

Também serão imunizados os profissionais da saúde que trabalham na Emergência, UTI e Enfermaria Covid do Hospital Regional São Paulo, profissionais do SAMU, da Doctor Home e dos laboratórios públicos e privados. Os idosos que moram no Lar do Idoso também fazem parte da primeira etapa de vacinação no município.

“Este é um momento muito importante para o município de Xanxerê e esperamos vacinar muito em breve toda a população. Pedimos que a população tenha calma e ressaltamos que manteremos a mesma transparência que estamos tendo desde o início da pandemia. Pedimos que a população busque as informações somente pelos canais oficiais para evitarmos a circulação de notícias falsas”, acrescentou a secretária.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Chapecó e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.

+

Saúde