Covid-19: Saúde inclui grávidas no grupo prioritário para vacinação

Decisão foi divulgada nesta terça-feira (27) durante audiência pública da Comissão de Enfrentamento à Covid-19

O Ministério da Saúde passou a incluir grávidas como grupo prioritário para receber a vacina contra a Covid-19 no Brasil. O anúncio foi feito nesta terça-feira (27) durante audiência pública da Comissão de Enfrentamento à Covid-19, na Câmara dos Deputados.

grávida Evidências mostram um risco maior de hospitalização das gestantes e puérperas. – Foto: Pixabay/Reprodução/ND

Segundo Franciele Francinato, coordenadora do PNI (Programa Nacional de Imunização), a decisão foi tomada de acordo com as recomendações da OMS (Organização Mundial de Saúde) e após uma reunião com a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia, realizada na última sexta-feira (23).

“Novas evidências mostram um risco maior de hospitalização das grávidas e puérperas, por isso optamos por incluir os grupos como grupo prioritário. Vamos fazer a vacinação em duas fases, primeiro as gestantes que apresentam comorbidades e depois independente de terem alguma condição pré-existente ou não”, afirmou Franciele.

A coordenadora ainda destacou que as vacinas disponíveis no Brasil não contêm os agentes vivos que podem se replicar no organismo.

“Na do Butantan [CoronaVac] já existem evidências de não ter risco para gestantes e as outras não têm agentes vivos que se replicam no organismo”, disse.

Covid-19 vitimou 135 grávidas no Brasil

Uma nota técnica foi publicada pelo Ministério da Saúde em 15 de março e enviada aos secretários estaduais e municipais de Saúde. Segundo o texto, 199 mortes de gestantes ocorreram por SRAG (Síndrome Respiratória Aguda). Dessas, 135 (67,8%) foram ocasionadas pela Covid-19. A maioria das mortes (56,3%) ocorreu no 3º trimestre de gestação.

Além disso, o documento indica que 8% a 11% das gestantes e lactantes com Covid-19 precisam de hospitalização. Cerca de 2% a 5% precisam de atendimento em (UTI) Unidade de Terapia Intensiva.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Joinville e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Saúde

Loading...