SC é um dos 15 estados com tendência de avanço da Covid-19, aponta Fiocruz

Estado teve maior alta desde o início da pandemia nesta sexta (20), com 6,1 mil novos casos em 24h

Em um levantamento da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) foi constatado que Santa Catarina, juntamente com outros 14 estados, tem tendência moderada ou forte de alta de casos da Covid-19.

O Estado figura como um caso de tendência de longo prazo, ou seja, que contabilizou aumento nas últimas seis semanas, e tem 95% de chances de seguir assim.

Ao menos  20 Estados tem taxa de contágio acima de 1 – Foto: Itamar Crispim/Fiocruz/NDAo menos  20 Estados tem taxa de contágio acima de 1 – Foto: Itamar Crispim/Fiocruz/ND

Na mesma categoria, figura o Estado do Acre, juntamente com a região do Jequitinhonha em Minas Gerais e o Oeste do Rio Grande do Norte.

Segundo o estudo, são cinco das sete macrorregiões de Santa Catarina estão com aumento nas notificações de doenças respiratórias, e consequentemente, da Covid-19.

Além disso, os pesquisadores indicam uma taxa de contágio acima de 1 em ao menos 20 Estados. Isso significa que cada infectado transmite a doença, em média, para mais de uma pessoa.

Os dados são de um estudo semana, e correspondem ao período de tempo do dia 8 a 14 de novembro, através de registros oficiais de casos de SRAG (síndrome respiratória aguda grave), incluindo a Covid-19.

Este é um dos indicadores mais precisos para compreender a pandemia no Brasil, e neste ano foram 317 mil casos de doenças respiratórias graves que tinham a febre entre os sintomas.

Dos casos entre eles analisados em laboratório, 98% eram da Covid-19 — média anual de casos gira em torno de 40 mil.

Em Santa Catarina, segundo o boletim epidemiológico desta sexta (20), são 317.502 casos da Covid-19, sendo que nesta atualização foram 6,1 mil novos casos, a maior alta desde o início da pandemia.

+

Saúde