Covid-19: Sete novos respiradores chegam a Chapecó

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina encaminhará outros oito respiradores ao município neste sábado (20)

Chegaram em Chapecó, no Oeste de Santa Catarina, na tarde desta sexta-feira (19), sete novos respiradores. Os equipamentos são da Secretaria de Estado da Saúde e vão auxiliar na ativação dos 22 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do HRO (Hospital Regional do Oeste).

Os respiradores chegaram nesta tarde em Chapecó. – Foto: Leandro Schmidt/Prefeitura de Chapecó/NDOs respiradores chegaram nesta tarde em Chapecó. – Foto: Leandro Schmidt/Prefeitura de Chapecó/ND

Cinco leitos de UTI Covid já foram ativados nesta quinta-feira (18). Os demais serão ativados até domingo (21). O prefeito de Chapecó, João Rodrigues, foi buscar os sete respiradores em Lages, com uma aeronave particular de um empresário chapecoense.

A direção do Hospital Regional do Oeste contratou equipe médica de Lontras e também enfermeiros e auxiliares, a partir de currículos encaminhados pela Prefeitura de Chapecó. Uma divulgação nacional foi feita na busca de profissionais.

Ampliação de leitos

Em fevereiro o número de leitos de UTI já havia sido ampliado de 35 para 40.  A ampliação ocorreu após solicitação do prefeito ao secretário de Estado da Saúde, André Motta. Segundo a prefeitura, em menos de um mês o Estado já encaminhou 32 respiradores para Chapecó.

O governo do Estado também vai contratar dois aviões aeromédicos para fazer o deslocamento de quatro pacientes de UTI para Criciúma, o que deve ocorrer nas próximas horas. Com isso dispensou o auxílio da Força Aérea Brasileira.

A expectativa do governo é acionar 22 leitos de UTI no HRO – Foto: Divulgação/Prefeitura de Chapecó/NDA expectativa do governo é acionar 22 leitos de UTI no HRO – Foto: Divulgação/Prefeitura de Chapecó/ND

O prefeito chegou a mandar um ofício ao secretário de Atenção Especializado do Ministério da Saúde, Franco Duarte, solicitando apoio. Mas, com os aeromédicos disponibilizados pelo Estado, ele agradeceu o governo Federal e informou que no momento não será mais necessário.

Fiesc destina oito respiradores para Chapecó

O presidente da FIESC (Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina), Mário Aguiar, encaminhará a Chapecó outros oito respiradores. O contato foi mediado pelo vice-presidente da Fiesc, Valdemar Schmitz.

“Amanhã (sábado) estes respiradores já estarão em Chapecó e ficarão à disposição do Hospital Regional para atendimento de pacientes graves de Covid”, disse o prefeito, João Rodrigues.

Acesse e receba notícias de Chapecó e região pelo WhatsApp do ND+

Entre no grupo
+

Saúde