Covid-19: Veja como está a vacinação na Grande Florianópolis

No Estado, mais de 400 mil doses foram aplicadas, sendo que quase 99 mil catarinenses já receberam as duas doses da vacina contra a Covid-19

O balanço parcial de Vacinação contra a Covid-19 divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina nesta segunda-feira (15) traz um aumento de 29.726 no número de doses aplicadas em um comparativo com o balanço anterior divulgado na sexta (12).

De acordo com o boletim foram aplicadas 401.330 doses (D1 + D2) da vacina nos grupos prioritários. Do total de doses aplicadas, 302.616 correspondem a dose 1 (D1) e 98.714 a dose (D2).

enferemeira colocando insumo da vacina na seringaA Capital Catarinense já vacinou 6% da população – Foto: Cristiano Andujar/PMF/Divulgação/ND

O balanço é elaborado pela Dive (Diretoria de Vigilância Epidemiológica), com informações fornecidas pelos municípios catarinenses.

Os grupos prioritários que estão sendo vacinados neste momento são: os trabalhadores da saúde, os idosos e pessoas com deficiência institucionalizados, a população indígena e os idosos com 75 anos ou mais. O estado aguarda o envio de novas doses para ampliar a vacinação para outros grupos prioritários.

Na Capital, mais de 1,6 mil pessoas receberam vacina

Durante o fim de semana, a vacinação em grupos prioritários continuou normal em algumas cidades. Na Capital, mais de 1.600 idosos de 78 anos ou mais foram vacinados no sábado (13). 

A prefeitura de Florianópolis fez um alerta às pessoas dos grupos prioritários que estiverem com suspeita ou confirmação da Covid-19, para que, neste momento, o idoso ou profissional da saúde não faça a vacina caso esteja com o vírus ativo no corpo.

Confira como está a vacinação na Grande Florianópolis:

  • Florianópolis

No último sábado (13), a Capital Catarinense vacinou 1.604 idosos acima de 78 anos. Já são mais de 30 mil imunizados no município desde o início da campanha em janeiro. Nesta segunda-feira (15), o site da prefeitura apontava 30.056 pessoas vacinadas com a primeira dose e 10.488 com a segunda. 

Neste momento, recebem vacinas os idosos com idade acima de 78 anos e profissionais de saúde. Na terça-feira (16), a campanha de vacinação prossegue nessa faixa etária. 

Onde se vacinar: O município está com um ponto fixo de imunização contra a Covid-19. Ele fica localizado no Centro de Eventos da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) e funciona das 9h às 16h. Para receber a vacina, os idosos precisam apresentar documento original com foto. 

  • São José:

São José ampliou no último sábado (13) a vacinação para idosos de 76 e 77 anos e, trabalhadores da saúde acima de 50 anos, ou que possuem alguma comorbidade, independente da idade.

Dessa faixa etária, apenas no sábado, 650 pessoas foram imunizadas. Nesta terça-feira (16), o município segue com a vacinação em idosos acima de 76 anos. 

Onde se vacinar: A vacinação em São José ocorre em drive-thru, das 8h às 17h, no Clube Maré Alta. 

Para receber a vacina, o idoso deve apresentar comprovante de residência de São José e documento com foto. Já os profissionais de Saúde devem apresentar documento que comprove o vínculo empregatício, assinado pelo gestor, e documento de identidade. 

  • Palhoça:

O município de Palhoça vacina neste momento, idosos a partir de 76 anos. Dessa faixa etária, já são 1007 palhocenses vacinados. Ao total, Palhoça já aplicou 8.900 doses. 

Onde se vacinar: A vacinação na Palhoça acontece em sistema drive-thru, na Estação Palhoça (Terminal de ônibus da Jotur, na Ponte do Imaruim). 

Horários: Das 9h às 11h e das 14h às 18h. 

  • Biguaçu

Biguaçu pausou a vacinação em drive-thru para idosos de 78 anos ou mais e neste momento, o município faz apenas a aplicação da segunda dose em idosos com idade acima de 90 anos, profissionais da saúde e indígenas de aldeia.

De acordo com a prefeitura, a pausa foi feita por falta de doses e o município aguarda a chegada de novas vacinas para dar continuidade ao grupo prioritário. Até o momento já são 2.854 pessoas imunizadas com a primeira dose na cidade. 

Onde se vacinar: A aplicação da segunda dose está sendo feita a domicílio. A secretaria de saúde entra em contato tanto com o idoso quanto com a aldeia indígena para realizar a vacinação. Os profissionais de saúde precisam agendar a imunização no Centro de Saúde. 

Lockdown segue durante a semana em SC

Nesta segunda-feira (15), a justiça decidiu sobre o pedido do Ministério Público do Estado de lockdown em Santa Catarina por 14 dias. Na decisão, o juiz pede para que o governo estadual analise o pedido a partir da regularização do Centro de Operações de Emergência em Saúde. 

O Estado esteve em lockdown no fim de semana e está com restrições durante a semana. A ideia é tentar frear o avanço de casos e internações pela Covid-19 em um momento de hospitais colapsados no Estado.

Após essa decisão judicial, os prefeitos dos 22 municípios que compõem a Grande Florianópolis votaram por adotar medidas conjuntas mais restritivas a partir desta terça-feira (16) até as 6h da próxima terça-feira (23). Por isso, o ND+ adianta quais as regras serão anunciadas.

O Grupo ND oferece diariamente informações de casos da Covid-19, leitos, quem está sendo imunizado nas cidades, onde as vacinas estão sendo aplicadas e o que é preciso fazer antes de chegar até o local indicado em cada município.

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.

+

Saúde