Covid-19: problema técnico adia testagem em massa em Joinville

Expectativa é de que mais de 200 pessoas sejam testadas por dia por meio de agendamento online; testagem em massa faz parte da segunda fase do Inquérito Epidemiológico de Joinville

A próxima semana começará com novidades nos planos de combate ao novo coronavírus em Joinville, no Norte do Estado: o município iniciará a testagem em massa de pacientes assintomáticos.

Testagem iniciará nesta segunda e poderá ser realizado por qualquer pessoa que esteja assintomática  – Foto: Divulgação

A ação faz parte da segunda fase do Inquérito Epidemiológico, realizado pela Prefeitura de Joinville, por meio da Secretária de Saúde. A estratégia foi anunciada durante a divulgação dos resultados da primeira etapa no fim de agosto.

Nesta fase, qualquer pessoa que quiser e estiver assintomática, ou seja, que não apresenta sintomas da doença, poderá fazer o teste rápido.

A expectativa é de que mais de 200 pessoas sejam testadas por dia. Para evitar aglomerações, a realização dos exames vai ocorrer apenas por agendamento que ocorrerá de forma online, no site da Prefeitura.

A testagem era para iniciar já nesta segunda-feira (14). Porém, como o sistema de agendamento ainda não está disponível, o início foi adiado. Nos próximos dias, o município publicará uma nota técnica que definirá a maneira como a população deve solicitar o exame no site.

A realização dos testes para assintomáticos, a princípio, estará concentrada no Centro de Triagem da cidade, que funciona de segunda à sexta, das 8 às 20h.

Estimativa é de 200 mil testes até o fim do ano

Para esta etapa, a Prefeitura comprou cerca de 60 mil testes. Com isso, a estimativa é de que entre 100 e 200 mil exames rápidos sejam realizados até o fim do ano. Até esta quinta-feira (10), 70 mil testes já haviam sido realizados na cidade.

Apesar da etapa ser focada nos assintomáticos, a Prefeitura afirma que continuará oferecendo o RTPCR para pacientes que apresentam sintomas da doença. A demanda também é espontânea.

“Todos os pacientes com sintomas gripais farão a coleta a partir de agora nas nossas unidades”, explicou o secretário de Saúde, Jean Rodrigues, na coletiva de apresentação do projeto.

No Centro de Triagem, os testes PCRs também serão oferecidos para quem tem sintomas.

Município já registra 280 mortes pelo novo coronavírus

No último boletim divulgado na quarta-feira (8), a cidade registrava 280 mortes devido à Covid-19. Além disso, 17.354 casos da doença já foram confirmados desde o início da pandemia.

Destes, 15.834 já se recuperaram e 90 pacientes permanecem internados em UTIs (Unidades de Terapia Intensiva).

+

Saúde