Criciúma recebe 3.862 doses e vacinação será retomada; confira

Unidades Básicas de Saúde referência em cada região do município estarão abertas neste sábado (19) para a imunização; lactantes, grávidas e puérperas já estão aptas a receber a primeira dose

Com a chegada de 3.862 doses de vacina contra a Covid-19 enviados pelo governo do Estado, a vacinação será retomada neste sábado (19) em Criciúma. Já que as Unidades Básicas de Saúde (UBS) referência em cada região estarão abertas para a imunização contra a Covid-19 e, também, contra a gripe.

Durante esta sexta-feira (18), a vacinação contra a Covid-19 teve que ser suspensa pela falta de doses no município. A maioria das doses que chegaram no município são da Pfizer sendo que 880 são da Coronavac.

Criciúma retoma a vacinação contra a Covid-19 neste sábado (18), após chegada de novas doses  – Foto: Freepik/Divulgação/NDCriciúma retoma a vacinação contra a Covid-19 neste sábado (18), após chegada de novas doses  – Foto: Freepik/Divulgação/ND

Neste sábado (19) inicia, também, a imunização das mães lactantes que amamenta crianças com até seis meses de idade. As lactantes passaram a fazer parte do grupo prioritário, bem como as grávidas e puérperas. Já que, após a sanção do governador Carlos Moisés a lei que previa esta inclusão, nesta sexta-feira (18) foi publicada a deliberação 081/CIB/2021 que incluiu o grupo no plano estadual de vacinação contra a Covid-19 .

Essa vacinação, ocorrerá de acordo com a disponibilidade de doses em cada município e seguindo a ordem divulgada pelo Ministério da Sáude.

Confira a ordem:

  • Lactantes que amamentam crianças com até 6 meses de idade: poderão ser vacinadas a partir de 19 de junho;
  • Lactantes que amamentam crianças entre 6 meses a < de 1 ano de idade: poderão ser vacinadas a partir de 26 de junho;
  • Lactantes que amamentam crianças entre 1 ano a < de 2 ano de idade: poderão ser vacinadas a partir de 03 de julho;
  • Lactantes que amamentam crianças maiores de 2 anos de idade: poderão ser vacinadas a partir de 10 de julho.

Para receber a primeira dose da vacina, as lactantes precisam apresentar  atestado médico. Além de documento com foto, cartão SUS e o cadastro no Minha Vacina.

Vacinação em pessoas com mais de 49 anos

Neste sábado (19),  o município inicia a vacinação de pessoas com idade acima de 49 anos.  Além disso, Criciúma já vacinou com a primeira dose, 51% da população adulta, acima de 18 anos do município. Fato celebrado pelo secretário de Saúde, Acélio Casagrande.

“É uma estatística conquistada com muito trabalho e dedicação de todos que atuam no enfrentamento dessa pandemia. Vamos continuar lutando para vacinar toda a população adulta de Criciúma. Que venham mais doses!”, escreveu o secretário nas redes sociais.

Grupos que podem receber a vacina

Além das pessoas acima de 50 anos, as lactantes, grávidas e puérperas,  a Secretaria de Sáúde segue com a imunização de caminhoneiros, motoristas e cobradores do transporte coletivo rodoviário de passageiros urbanos e de longo curso, trabalhadores da limpeza urbana, trabalhadores do transporte ferroviário de passageiros e de cargas, professores, pessoas acima de 18 anos com comorbidades, com doença renal crônica em diálise, transplantados de órgãos sólidos ou medula óssea, gestantes e puérperas com comorbidades, deficientes permanentes, forças de segurança e salvamento, funcionários do sistema prisional.

Documentos necessários para imunização

Para receber a dose de vacina contra Covid-19 é necessário estar cadastrado no site minhavacina.criciuma.sc.gov.br e levar documento de identificação, cartão SUS e comprovante de residência. Para os grupos prioritários é preciso ainda anexar todos os documentos comprobatórios do exercício da profissão e a sua condição.

Confira unidades de saúde que serão abertas neste sábado das 8h às 17h e os grupos que podem se vacinar:

+

Saúde

Loading...